Caminhões Agrale: o que aconteceu com eles?

Mesmo abafado pelos caminhões de montadoras estrangeiras, os Agrales continuam brigando por seu espaço no mercado nacional.

Agrale
Caminhão Agrale. Foto: reprodução da internet

Mesmo abafado pelos caminhões de montadoras estrangeiras, os Agrales continuam brigando por seu espaço no mercado nacional.

Montadora Agrale

Fundada em 1962 como o nome de Agrisa (Indústria Gaúcha de Implementos e Máquinas Agrícolas S.A; a Agrale ganhou esse nome quando foi comprada pelo Grupo Francisco Stedile.

O capital da montadora é 100% nacional, sendo a única montadora nacional a produzir caminhões. Com fábrica na Argentina, ela produz caminhões leves e médios, além de chassi para ônibus coletivo.

YouTube video

Caminhões Agrale

O primeiro lançamento da Agrale foi em 1982 com o TX 1100, que entrou para história como o primeiro caminhão leve com cabine avançada, no Brasil.

Equipado com motor da própria Agrale, ele podia gerar apenas 40cv. Depois de algum tempo, essa motorização passou por melhorias e equiparam os modelos TX 1200 e TX 1600 equipados com motores da GM.

Em 1997, a Agrale apresentou na FENATRAN o modelo 8500 DTX, equipado com o motor A turbo da MWM de 135cv.

Seis anos depois, a montadora lançou mais um caminhão no mercado. O 9200 conseguia gerar 145 cavalos de potência.

Hoje, além de fabricar caminhões, a montadora nacional também fabrica tratores e chassis de ônibus. Na atualidade, a Agrale conta com duas linhas de caminhões leves, são eles:

  • Linha A – com os modelos: 8700 e 10000, ambos com motor Cummins de 162cv;
  • Linha S – com os modelos: 8700 S, 8700 TR e 10000 S;

Apesar de nunca ter alcançado o sucesso de vendas de montadoras como Scania, Volvo, MAM, Mercedes e companhia, a Agrale consegue se manter no mercado há décadas.