Além de ser um modelo muito bonito para os padrões de designer daquela época, o F-600, foi um marco para a história dos caminhões Ford no Brasil.
Em 1957 nascia o Ford F-600 equipado com motor V8 de 4,5 litros e capacidade para gerar 161cv. O caminhão tracionava em média 10 mil quilos, incluindo o peso da carroceria. Caixa de 4 marchas e diferencial de 2 velocidades com reduzidas de comando elétrico.
O veículo tinha um porte médio e se parecia muito com os modelos norte-americanos, onde a Ford já atuava há muito mais tempo. O F-600 foi um sucesso de vendas, pois a montadora conseguiu fechar um contrato com o Governo Federal para a utilização dos caminhões na construção de Brasília.
Quatro anos após o lançamento, o modelo passou por melhorias em seu motor. O famoso V8 272 elevou para 164cv a potência do F-600, além disso, um tempo depois, foi disponibilizada uma versão com motor de 6 cilindros a diesel de 140 cavalos de potência. O F-600 vendeu 40 mil unidades antes de cair em desuso e ser substituídos por veículos a diesel mais modernos.
Os motores V8 permitem com que os veículos desenvolvam uma maior potência, possuindo uma configuração de cilindros em duas bancadas de 4, sendo 4 ao lado esquerdo e 4 ao lado direito.
Unidos pela base do motor, os 8 cilindros formam um V, daí o nome V8. A montadora que mais desenvolveu caminhões V8 foi a Scania.
Não à toa o primeiro caminhão V8 movido a diesel do Brasil foi o LK 140, lançado em 1975, mas o F-600 continua com o título de primeiro V8 movido a gasolina.
E você, tem alguma história com o F-600? Comente abaixo
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário