Caminhão

Conheça o primeiro caminhão V8 do Brasil

O Ford F-600 não foi apenas o primeiro caminhão V8, mas também, o primeiro caminhão da Ford no Brasil.

Além de ser um modelo muito bonito para os padrões de designer daquela época, o F-600, foi um marco para a história dos caminhões Ford no Brasil.

Em 1957 nascia o Ford F-600 equipado com motor V8 de 4,5 litros e capacidade para gerar 161cv. O caminhão tracionava em média 10 mil quilos, incluindo o peso da carroceria. Caixa de 4 marchas e diferencial de 2 velocidades com reduzidas de comando elétrico.

O veículo tinha um porte médio e se parecia muito com os modelos norte-americanos, onde a Ford já atuava há muito mais tempo. O F-600 foi um sucesso de vendas, pois a montadora conseguiu fechar um contrato com o Governo Federal para a utilização dos caminhões na construção de Brasília.

Quatro anos após o lançamento, o modelo passou por melhorias em seu motor. O famoso V8 272 elevou para 164cv a potência do F-600, além disso, um tempo depois, foi disponibilizada uma versão com motor de 6 cilindros a diesel de 140 cavalos de potência. O F-600 vendeu 40 mil unidades antes de cair em desuso e ser substituídos por veículos a diesel mais modernos.

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Motor V8

Os motores V8 permitem com que os veículos desenvolvam uma maior potência, possuindo uma configuração de cilindros em duas bancadas de 4, sendo 4 ao lado esquerdo e 4 ao lado direito.

Unidos pela base do motor, os 8 cilindros formam um V, daí o nome V8. A montadora que mais desenvolveu caminhões V8 foi a Scania.

Não à toa o primeiro caminhão V8 movido a diesel do Brasil foi o LK 140, lançado em 1975, mas o F-600 continua com o título de primeiro V8 movido a gasolina.

E você, tem alguma história com o F-600? Comente abaixo

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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