Nova regra: Seu veículo poderá ser guinchado sem débito, entenda

O novo manual brasileiro de fiscalização de trânsito vigorou e mudou as regras de apreensão do veículo por guincho 

caminhão sendo guinchado
Foto: Reprodução da internet

O novo manual brasileiro de fiscalização de trânsito vigorou e mudou as regras de apreensão do veículo por guincho 

Segundo o código de trânsito brasileiro(CTB) algumas particularidades e situações em que o veículo pode ser guinchado após uma fiscalização ou averiguação de algum órgão de trânsito existem, porém com a solução do caso o veículo não precisaria ser apreendido, isso no passado porque essa regra mudou.

É mais comum vermos veículos sendo guinchados quando eles estão estacionados em locais proibidos ou quando há alguma irregularidade que não poderá ser sanada ainda no local.

Em alguns tipos de infrações, o motorista poderá buscar uma solução rápida quando o problema for com o veículo incluindo atrasos no IPVA ou licenciamento e se o problema for alguma irregularidade com sua CNH poderá chamar alguém habilitado para fazer a condução do carro.

Na nova legislação, encontrando uma solução, o veículo ainda poderá ser guinchado caso o guincho já estiver no local e iniciado sua operação. O manual de fiscalização de trânsito habilita a ação dos veículos de remoção para levarem ao pátio o carro apreendido mesmo após ter solucionado o problema em questão.

YouTube video
Video: Manual do Trânsito

O novo manual brasileiro de fiscalização de trânsito vigorou e considera a apreensão do veículo mesmo se a situação já estiver resolvida se a operação de remoção estiver sido iniciada.

É considerado início da operação do guincho os casos citados abaixo:

• O guincho se encontrar no lugar da remoção;

• O responsável pelo guincho estiver iniciado qualquer tipo de procedimento mecânico(amarração de rodas, veículo na plataforma mesmo que parcialmente, destravamento do sistema de frenagem) entre outros.

Se você tiver o seu veículo retido temporariamente e puder resolver o problema na hora, faça antes que o guincho chegue ao local da remoção, caso contrário o veículo irá para o pátio e você deverá passar por todo o processo de retirada do seu carro junto ao departamento de trânsito.