Caminhoneiro sendo atuado pela PRF. Foto: Policia Federal
A Polícia Rodoviária Federal(PRF) flagrou na manhã deste sábado(14) uma carreta que transportava um container sem nenhuma amarração, prática que vai contra as leis de trânsito trazendo insegurança ao tráfego.
O flagra aconteceu na BR-101, em Dom Pedro de Alcântara, trecho que corta o estado do Rio Grande do Sul. Policiais estavam em uma fiscalização ostensiva quando avistaram um caminhão transportando container que visivelmente balançava em cima do veículo.
Ao abordarem o caminhão, os agentes confirmaram que o equipamento foi colocado totalmente solto dentro da carroceria e quando questionaram o caminhoneiro ele informou que tinha ciência da irregularidade no transporte.
A viagem que iniciou em Itajaí, Santa Catarina só terminaria no município de Canela, Rio Grande do Sul trazendo grandes riscos ao trânsito com uma carga de aproximadamente 5 toneladas podendo cair do veículo a qualquer momento.
O caminhoneiro acabou recebendo uma multa e a carga ficou retida até que um caminhão apropriado aparecesse para continuar com o transporte do container.
Conforme a resolução do Contran de 17 de setembro de 2015 e sua atualização 676/2017, a legislação fixou requisitos mínimos para o transporte de cargas que necessitem de amarrações com o mínimo de segurança.
Para transportar carregamentos que precisam dessas amarrações é necessário equipamentos que trazem segurança e precisão como correntes, fitas específicas para cargas, ganchos adaptados e cabos de aço.
Para quem desrespeitar essa norma será penalizado com multa no valor de R$ 195,23 mais 05 pontos na carteira de habilitação(CNH) além de ser instruído como deve ser feito o transporte da forma adequada.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário