O caminhão com a proposta de automatização deve ser o novo futuro do transporte terrestre
Se tem um caminhão que promete revolucionar o mundo dos transportes de cargas esse é o Tesla semi, considerado o futuro dos caminhões por tudo que entrega e ainda vai entregar.
O caminhão é um semi autônomo e traz a tecnologia de um veículo que pouco usará o caminhoneiro na sua direção. É necessário ter um motorista dentro da cabine, mas o profissional só entrará em ação se acontecer alguma eventualidade, trafegando praticamente sem ajuda humana.
Assista a apresentação do modelo
O veículo agora visando o transporte rodoviário é capaz de atingir 100 km/h sem carga a bordo e percorrer quilômetros vazio sem a necessidade de parar para carregar.
Elon Musk, detentor da ideia e dono da empresa responsável pelo caminhão, afirmou que a maioria das viagens dos Estados Unidos tem uma distância inferior a quilômetros, pontuando que o caminhão poderá fazer um trajeto de ida e volta sem precisar recarregar as baterias.
Prometendo um carregamento completo de 30 minutos, o Tesla semi além de entregar rapidez mostra agilidade e autonomia com seu sistema de piloto automático e frenagem automática e outros pontos de segurança como aviso de colisão dianteira e sistema de manutenção de faixa.
Com a tecnologia apesar de bastante avançada, ainda é pequena em relação aos outros caminhões movidos principalmente a diesel.
Para se adquirir um caminhão Tesla semi é necessário fazer uma reserva que custa em torno de 93 mil reais. A aquisição do caminhão é dada pela bagatela de 716 mil reais, um valor não tão caro se comparado a outros veículos movidos a diesel.
O caminhão promete entregar toda a tecnologia do futuro e daqui alguns anos com certeza será o veículo referencial para uma nova era de caminhões.