Caminhoneiro

Veja como é subir a temida serra do Marçal na Bahia

O trecho é tido como um dos mais perigosos no nordeste por se bastante longo e conter diversas curvas

Um trecho bem perigoso e difícil merece uma atenção redobrada dos motoristas. A serra do Marçal pode ser classificada com essas características, o lugar é uma subida localizada entre a região de Itapetinga e Vitória da Conquista, no estado baiano. A subida ainda comporta duas rodovias, uma estadual, a BA-263 e uma nacional, a BR-415. 

O local quanto a paisagem é bastante bonito cercado de uma área verde que salta aos olhos, mas a atenção maior deve ser na pista que contém bastante curvas, muitas delas acentuadas.

O canal do YouTube Rotas do Nordeste decidiu percorrer a serra gravando um vídeo dando dicas de como se comportar e o que fazer para que o tráfego no local seja com total segurança.

Nas curvas na Serra do Marçal é necessário sempre diminuir a velocidade até mesmo naquelas menos fechadas. Se o motorista encontrar um veículo menor à sua frente não correrá o risco de acontecer uma colisão traseira.

A serra tem fluxo nos dois sentidos e possui valetas nos canteiros, qualquer distração do motorista ele pode cair nelas causando acidente.

O local conta com um monumento que virou o Marco da Serra do Marçal em homenagem ao Presidente Getúlio Vargas.

A vista de satélite ou de cima da é bem assustadora, parece uma serpente toda em zig zag, só assim conseguimos ver a dificuldade de subir a serra naquele local principalmente nas curvas fechadas onde a visibilidade é menor e perder o controle do veículo é bem mais fácil.

Veja no vídeo abaixo algumas dicas e o trajeto completo feito pelo Canal Rotas do Nordeste.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto