Caminhoneiro dá lição e se surpreende ao ser chamado de herói

mulher ouvindo explicação do caminhoneiro
Caminhoneiro explicando a uma condutora sobre o peso do caminhão: Foto: reprodução

O profissional trouxe algumas explicações sobre o caminhão para uma motorista e foi chamado de herói pela mulher.

A mulher perguntou sobre a comparação de peso entre o caminhão e um carro de passeio

Uma conversa entre um caminhoneiro e uma motorista trouxe à tona um princípio previsto no CTB, que ressalta que no trânsito, o maior protege o menor. Veja o diálogo entre os dois.

Mulher: eu quero que você me explique a diferença de peso entre esse caminhão com cavalinho, para um carro pequeno.

Caminhoneiro: 54 toneladas é o peso desse caminhão, com a carreta e a carga. Um carro vai pesar uns 800 quilos, então vamos colocar aí 54/8 vai dar uma média de 70 carro, em um caminhão.

Mulher: Então, eu quero que você entenda que você é o herói da estrada. Você é o cara que cuida da gente (os motoristas de carro pequeno). A gente não tem noção do peso do caminhão. Nós precisamos muito de vocês, caminhoneiros!

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O Maior cuidando do menor

É o que orienta o Código de Trânsito Brasileiro no Parágrafo 2º, do artigo 29. Os veículos maiores são responsáveis pelos veículos menores e os motorizados são responsáveis pelos não motorizados.

Mas, infelizmente, não é isso que a gente percebe ao trafegar pelas grandes cidades brasileiras. O que notamos é uma competição, em que um condutor quer estar à frente do outro.

Não há respeito pelos pedestres, o motociclista não respeita o motorista, caminhoneiros não respeita quem estar em carro pequeno e vice-versa.

Apesar de não ser uma condição generalizada entre os usuários das vias de trânsito, isso é um fato experimentado por quem trafega diariamente pelas estradas do nosso país.

Todos devem estar atentos ao trânsito. Os motoristas de veículos menores devem zelar por ciclistas, motociclistas e pedestres, os condutores de veículos grandes, como caminhões, precisam estar atentos aos demais usuários do trânsito. Basta pensar que todos nós somos pedestres quando estamos fora dos nossos veículos, então, pra que disputa, não é mesmo?