Caminhão

O carnaval já homenageou a categoria caminhoneira em desfiles nos sambódromos

As escolas fizeram questão de escolher como samba enredo a profissão caminhoneira

Hoje é feriado de Carnaval e muitos caminhoneiros não poderão comemorar com suas famílias a alegria de estar com quem mais ama. A maioria dos profissionais estarão nas estradas para garantir o abastecimento do Brasil.

Para mostrar que essa classe é lembrada, a sociedade Rosas de Ouro decidiu homenagear os caminhoneiros no carnaval de 2018. A agremiação desfilou no sambódromo do Anhembi e contou toda a história da categoria caminhoneira com o samba-enredo “Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro” do carnavalesco, André Machado. A cada ala do desfile um pouco mais da história dos caminhoneiros era contada.

Foi mostrada um pouco da vivência nas estradas, o padroeiro dos motoristas e a importância da família na vida desses profissionais que acabam ficando longe fisicamente devido a jornada de trabalho por longas distâncias.

Apesar de ter feito um belo desfile e ter sido um dos melhores daquela noite de sábado, 10 de fevereiro, pelo grupo especial do carnaval de São Paulo, a agremiação acabou ficando em oitavo lugar, porém deixando sua marca homenageando os profissionais das estradas.

Homenagem de outra escola

Essa não foi a primeira vez que uma escola de samba decide homenagear a classe caminhoneira. Em 1991 o Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, conhecido simplesmente como Império Serrano, levou ao Rio de Janeiro o samba enredo “É por Aí que Eu Vou” do carnavalesco Ney Ayan.

Fechando o desfile no dia 11 de fevereiro pelo grupo especial do carnaval de São Paulo, a escola conseguiu homenagear a classe, mas acabou ficando em último e sendo rebaixada para o então grupo 1, hoje conhecido como grupo de acesso.

A agremiação foi penalizada por levar caminhões de verdade que mostraram as marcas dos veículos no desfile, uma pena porque a homenagem naquela noite foi memorável.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto