PRF faz apreensão de 300 m³ de madeira ilegal em operação no mês de janeiro no Maranhão

Caminhão PRF
Caminhão de madeira. Foto: Divulgação PRF

Com foco em um meio mais sustentável, a PRF efetuou 13 prisões durante a fiscalização

A Polícia Rodoviária Federal(PRF) iniciou uma operação no mês de janeiro em alguns municípios do estado do Maranhão com foco em combater os desmatamentos ilegais da região. Apreenderam no total mais de 300 m³ de madeira ilegal.

A operação durou entre os dias 13 e 16 de janeiro ocorrendo na cidade de Santa Inês, e 26 e 29 em Caxias, todos municípios do estado maranhense. Tudo foi feito para uma operação regional de combate a crimes ambientais.

A PRF contou com o apoio da GECAM – Grupo de enfrentamento aos crimes ambientais – desenvolvendo estratégias para poder consegui o maior número possível de apreensões.

O intuito principal era agir em determinados pontos estratégicos com maior incidência no tráfego de produtos irregulares de desmatamentos ilegais relacionados as florestas nativas da Amazônia legal.

Esse trabalho foi feito com bastante paciência e averiguações já que o transporte de produtos ilegais deriva no crime contra o meio ambiente que é mascarado por documentos falsificados e informações divergentes.

Os agentes conseguiram prender 13 pessoas envolvidas em crimes ambientais e apreenderam mais de 300 m³ de madeira trafegando de forma irregular. Os infratores assinaram termos circunstanciado de ocorrência – TCO – garantindo comparecer ao juiz assim que necessário.

O material apreendido foi colocado à disposição dos órgãos ambientais responsáveis para que os trâmites legais fossem feitos.

Qual a pena para quem pratica crime ambiental?

Dependendo da infração e das circunstâncias, os envolvidos nos crimes ambientais serão julgados pela justiça estadual do estado que ocorreu o flagrante onde será avaliado o caso.

Na maioria dos crimes ambientais o tempo de reclusão é de até 4 anos e pagamento de multa tendo redução se o crime for culposo, quando não há intenção clara de realização, seja por imprudência, imperícia ou negligência.