Volvo lança caminhões movidos a biogás

Volvo lança caminhões movidos a biogás
Foto: Reprodução / Internet

O biogás, conhecido como bio-GNL, é um combustível renovável produzido a partir de fontes como resíduos orgânicos e pode reduzir as emissões de CO₂ em até 100%.

A Volvo Trucks apresentou os novos caminhões que podem funcionar com o biogás. Os novos motores dos caminhões FH, FM e FMX comercializados na Europa estão recebendo um novo nível de potência de 500cv. Os novos motores movidos a biogás também prometem uma autonomia de até 1.000 quilômetros.

Aumento de potência e de autonomia

O combustível utilizado será o biogás, mas será preciso uma pequena quantidade de diesel para inflar o gás. Ao utilizar a alta eficiência do motor diesel, consegue-se a mesma dirigibilidade de um caminhão a diesel, possibilitando rodar com altas cargas e percorrer longas distâncias.

O processo de liquefação (passagem do estado sólido ou gasoso para o líquido) do biogás funciona da seguinte forma: o gás é resfriado a – 162 °C. O combustível ocupa menos espaço, permitindo uma quantidade muito maior de energia a bordo, aumentando significativamente o alcance.

Sobre o biogás

Qualquer resíduo orgânico pode ser digerido para produzir biogás, por exemplo, lodo de estações de tratamento, restos de alimento, estrumes e outros produtos residuais.

A União Europeia pretende aumentar a produção anual de biogás em dez vezes, para 35 bilhões de metros cúbicos até 2030. Mais de 78 usinas bio-GNL já estão operando para estarem prontas até 2024. A Alemanha, Itália e Holanda, deverão ser os principais países de bio – GNL nos próximos anos.

Não há expectativas de que a Volvo possa utilizar essa nova tecnologia nos caminhões comercializados no Brasil. Na África do Sul, os primeiros caminhões movidos a biogás devem chegar em março deste ano, porém a infraestrutura, abastecimento e distribuição do combustível ainda são um baita desafio no país.

Redação – Brasil do Trecho