Com vendas baixas e juros altos, montadoras paralisam produção e dão férias coletivas a funcionários

Com vendas baixas e juros altos, montadoras paralisam produção e dão férias coletivas a funcionários
Foto: Reprodução / Cristiane Cunha / Sindmetal

As montadoras de veículos voltaram a paralisar a produção em suas fábricas aqui no Brasil.

Montadoras como Volkswagen, GM, Stellantis (detentora das marcas Fiat, Peugeot e Citroen), Mercedes-Benz e Hyundai anunciaram que irão dar férias coletivas aos funcionários entre março e abril.

As principais alegações das fabricantes giram em torno dos juros altos, número de vendas abaixo do desejado e outros fatores externos. Mas muita gente tem visto essas medidas das montadoras como uma estratégia para aumentar ainda mais os preços dos veículos, será?

O que dizem os especialistas

Para especialistas no mercado automotivo, de fato, a demanda por carros novos diminuiu de 2 anos para cá e a taxa de juros subiu. Com a diminuição do poder de compra do brasileiro, a prioridade de consumo fica a cargo daquilo que é essencial como alimentação e o pagamento das contas fixas como, água, luz, gás, aluguel, etc.

Diante disso, as montadoras estão vendendo menos, portanto, tende a haver uma redução na produção de veículos. Com o mercado em baixa, as fabricantes dão férias coletivas a fim de evitar demissões em massa de funcionários no período de queda na produção.

A verdade é que todo esse revés na economia externa e interna provoca impactos mais significativos nos países emergentes, que é o caso do Brasil.

YouTube video
Vídeo: Portal Rodovíario

Redação – Brasil do Trecho