Como funciona a nomenclatura das rodovias federais

Placa com a nomenclatura KM 427
Placa com a nomenclatura KM 427. Foto: reprodução

Por mais que pareça confuso, a numeração das rodovias federais no Brasil possui um sistema que facilita a navegação e o reconhecimento das BRs. Para entender esse sistema, é importante saber que existem duas letras iniciais depois da sigla BR, seguida de um número. 

Essas duas letras caracterizam o tipo de rodovia que é: a primeira (B para brasileiras ou E para estrangeiras) e a segunda o estado em que ela se inicia. Em seguida, vem o número, que indica a classificação da rodovia, sendo desde números ímpares que vão de 1 a 99 até números pares de 101 a 998. A concatenação de todos esses dados forma a nomenclatura das rodovias federais.

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Regras aplicadas

Além disso, é preciso conhecer algumas regras que se aplicam às BRs, como o fato de as rodovias com numeração ímpar serem sempre rodovias sentido-único e as pares, que são percorridas nos dois sentidos. Além disso, existem também indicativos especiais para áreas de obras, como BR e BR0, e aquelas que têm seções, que são indicadas com números de três dígitos. Por último, é importante lembrar que existem também rodovias convencionais e trânsitos, que ajudam a ligar determinada BR a outras em uma região.

O entendimento do sistema de nomenclatura das rodovias federais é importante para a facilidade de navegação e reconhecimento dessas BRs. Esperamos que este artigo possa ajudá-lo a compreender o funcionamento da numeração das rodovias federais e outras informações interessantes relacionadas.