Com certeza você já chegou a ver essa foto em algum lugar
Se você já passou pelo município de Itinga, no Maranhão, deve ter se deparado com uma estátua de uma onça-pintada, e se perguntado qual o seu significado. A onça tem uma relação muito forte com os caminhoneiros, saiba por quê.
O município de Itinga fica às margens da BR — 010, na divisa com o Estado do Pará e possui uma população de 27 mil habitantes. Itinga ficou muito conhecido nos anos 70 devido a uma onça-pintada e sua relação com os humanos, inclusive os caminhoneiros.
A onça ganhou o coração dos profissionais do trecho
Conhecida como a onça de Itinga, a onça-pintada, que ganhou repercussão nos anos 70, pertencia a um morador da cidade, que a domesticou. O animal logo ganhou fama e todos que passavam por lá, queriam fazer carinho no animal e tirar fotos com ela.
O dono do animal morava próximo a um posto de combustível muito utilizado por caminhoneiros daquela época. Assim, começou o primeiro contato entre os profissionais do trecho e a onça-pintada.
Ela, que tem a fama de ser selvagem e perigosa, ganhou o coração dos caminhoneiros com sua distinta simpatia com os humanos. As fotos dos profissionais fazendo carinho e dando mamadeira para a onça estão presentes, hoje, na internet e no imaginário daqueles motoristas que tiveram a oportunidade de conhecer a onça de Itinga.
Infelizmente, o animal morreu nos anos 80, mas os registros dos caminhoneiros com a onça e com os antigos caminhões da Fiat, “muriçoca” da Mercedes e o famoso cara de jacaré da Scania, atrás da foto, relembram os bons momentos vividos pela aquela geração caminhoneira. O monumento construído em homenagem à onça revela o quanto ela marcou Itinga e os caminhoneiros.
Redação – Brasil do Trecho