Enquanto descansava em um local de descanso próximo a descida da serra da BR — 376, o caminhoneiro teve o módulo do caminhão furtado.
Ladrões aproveitaram a escuridão da noite para furtar módulos dos caminhões que estavam parados em um local de parada à margem da rodovia. De um dos veículos não foi possível arrancar o aparelho devido a uma trava de segurança.
Em outro caminhão, eles chegaram a retirar os parafusos do módulo, mas não conseguiram levar. Infelizmente, um dos caminhoneiros não teve sorte, pois os criminosos conseguiram furtar o módulo do seu veículo.
Cresce o furto de módulos de caminhão
O alto valor agregado e a facilidade em furtar a peça, faz do módulo um objeto muito visado pelos meliantes. O crime está se tornando recorrente em vários estados brasileiros e já tem até quadrilha especializada no furto da peça, vendida no mercado paralelo por um preço muito abaixo do real valor.
Por ser o ‘cérebro’ do caminhão, os módulos podem chegar a custar até R$ 14 mil reais. Os criminosos que furtam a peça sabem da importância dela e de seu valor. O crime é difícil de combater porque a polícia precisa chegar nos receptadores, os verdadeiros patrocinadores dessa prática criminosa.
Diante disso, os caminhoneiros devem dispor de mecanismos que dificultem a vida dos ladrões na hora do furto. Tem profissional que está soldando e até errando as cabeças dos parafusos do módulo. A medida é extrema e certamente trará dificuldade para o próprio caminhoneiro quando precisar remover o aparelho, mas, por outro lado, a medida pode impedir o furto.
Redação – Brasil do Trecho