Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, contou mais detalhes sobre as novas mudanças
Desde o início do governo Lula uma questão muito importante foi levantada a respeito do preço dos combustíveis. No ano de 2022 o então Presidente, Jair Bolsonaro, isentou os impostos federais dos preços dos combustíveis, fato que o atual governo havia afirmado que não seguiria a mesma linha.
O atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que estava apenas esperando a política de preços internacionais fechar para poder dar mais informações a respeito de como será feita a cobrança de impostos sobre os combustíveis.
O principal objetivo da retomada da cobrança dos impostos é voltar com a receita que segundo o ministro foi perdida no governo passado onde Haddad afirma que tudo não passou de uma jogada política.
Apesar da volta da cobrança de impostos como PIS/Cofins e ISS, a Petrobras anunciou uma redução no valor dos combustíveis o que pode equilibrar os preços e não prejudicar tanto os consumidores das bombas a curto prazo.
Foi anunciado uma redução de 3,93% no valor da gasolina e para o diesel o percentual foi de 1,95% que chegará ainda essa semana ao consumidor final.
Segundo o ministro a volta da cobrança do ICMS (Impostos sobre a circulação de mercadorias e serviços) será conforme os valores abaixo:
- Gasolina R$ 0,47
- Etanol R$ 0,02
- Diesel (isenção até o final do ano)
Redação – Brasil do Trecho