Aumento do teor de biodiesel ao diesel é criticado pelo setor de transportes

Novo sistema de pesagem: caminhões com excesso de velocidade e de altura também serão convidados a realizarem a pesagem
Foto: Reprodução / ProgramaPeNaEstrada

Na última terça-feira (18), transportadores e representantes do setor de combustíveis estiveram presentes em audiência pública da Câmara dos Deputados, discutindo o aumento do teor de biodiesel ao diesel de 10% para 12%. O deputado Zé Trovão (PL-SC), proponente da audiência, disse que o novo percentual de biodiesel provocaria um aumento no custo de manutenção dos motores de ônibus e caminhões.

Governo promete melhorias 

Por outro lado, o governo afirma que as novas especificações melhorarão a qualidade do produto que chega aos consumidores. O diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia discorreu que a mistura de combustíveis veio para aprimorar a qualidade dos veículos. Eles argumentam que as novas misturas terão a capacidade de limpar as partículas de fuligem dos motores, prolongando sua vida útil.

Motoristas com receio 

Mesmo assim, o transporte público teme que o aumento do teor de biodiesel vai impactar nos custos de manutenção dos veículos e, por consequência, elevar os preços nas tarifas de ônibus .Deste modo, fica a questão sobre quem vai arcar com essa diferença, já que é um setor que contribui de forma significativa para a economia do país.

É possível concluir, portanto, que o aumento do teor de biodiesel ao diesel pode trazer benefícios, mas, ao mesmo tempo, prejudicar o transporte público. De qualquer forma, as partes interessadas devem trabalhar em conjunto para garantir um produto de qualidade para o consumidor, bem como manter os custos de manutenção acessíveis para o setor de transportes, que por muitos anos tem contribuído para o desenvolvimento econômico e social do país.