Um caminhoneiro foi autuado pela polícia militar ambiental transportando madeira ilegal na tarde da última quarta-feira(05) no município de Alegre, região do Caparaó, estado do Espírito Santo.
A polícia militar estava em patrulhamento na região e autuou um caminhão que transportava madeira nativa da Mata Atlântica sem a documentação obrigatória para o transporte, o que é proibido por lei.
Ao realizarem a vistoria na mercadoria os policiais identificaram o tipo de madeira e pediram ao caminhoneiro as documentações em relação à carga. Ele afirmou que possuía apenas a nota fiscal do produto.
A carga que tinha 26,6 metros de estéreo de lenha tinha aproximadamente 40% apenas de madeira nativa da Mata Atlântica, o bioma brasileiro que só sofre práticas ilegais em relação ao desmatamento e manuseio incorreto nas madeiras nativas.
Para esse tipo de transporte o caminhoneiro deveria apresentar o documento de origem florestal(DOF) da madeira que transportava. Esse papel é obrigatório nesse caso.
A polícia deu ordem para que o motorista voltasse ao local de origem e que a empresa responsável armazenasse o material e aguardasse o parecer da justiça.
Tanto a empresa quanto o motorista foram autuados conforme o artigo 46 da lei 9.605/98 que pune esse tipo de crime ambiental.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário