Um motorista de um caminhão caçamba virou motivo de resenha entre os colegas por cometer uma ‘barbeiragem’ com um caminhão caçamba carregado de areia.
A câmera de segurança da empresa registrou o momento em que o caçambeiro tenta entrar com o veículo em marcha ré, mas acaba acertando em cheio o portão e parte do muro do estabelecimento.
Não sabemos os motivos por trás da ação descuidada do profissional, mas o incidente poderia ter sido evitado se alguns cuidados fossem tomados.
1. Certifique-se de que o caminho está livre: antes de começar a manobra de ré, verifique se não há pessoas, animais ou objetos próximos do caminhão. Use os retrovisores e, se necessário, desça do veículo para verificar a área ao redor.
2. Sinalize: acione as luzes de ré e buzine para alertar as pessoas próximas ao caminhão.
3. Ajuste os espelhos: ajuste os espelhos retrovisores do caminhão para ter uma visão clara do que está atrás de você. Se houver câmeras de ré no caminhão, use-as também.
4. Vá devagar: realize a manobra de ré em uma velocidade baixa e constante. Mantenha o controle do volante com ambas as mãos e use os pedais do acelerador e do freio com cuidado.
5. Preste atenção ao ângulo do caminhão: ao fazer uma curva de ré, lembre-se de que o eixo traseiro do caminhão seguirá um arco mais curto do que o eixo dianteiro. Portanto, faça a curva de ré com cuidado para evitar colisões com objetos próximos.
6. Esteja preparado para parar: esteja preparado para parar a manobra de ré em qualquer momento se detectar algo errado ou inesperado.
7. Não confie apenas nos sensores: sensores de ré, se existirem, são auxiliares, portanto, não confie cegamente neles e use-os em conjunto com os retrovisores.
Seguindo essas 7 dicas, o caminhoneiro pode realizar uma manobra de ré segura com o seu caminhão!
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário