Diesel verde ou biodiesel, o que é melhor para o caminhoneiro?

Biodisel verde em teste. Foto: reprodução

Após o anúncio que a Refinaria Abreu e Lima poderia produzir diesel verde, dúvidas foram levantadas a respeito

Após anúncio que a Refinaria Abreu e Lima poderia fabricar o diesel verde, dúvidas foram levantadas a respeito e um debate dentro da indústria automobilística brasileira surgiu. 

Atualmente o óleo diesel vendido nos postos de combustíveis é composto por 10% de óleo vegetal e até 2026 promete atingir 15% tendo o acréscimo gradativo com o passar dos anos para se chegar a marca desejada.

Várias confederações se posicionaram contra o aumento do biodiesel como a Confederação Nacional do Transporte(CNT) que pontua os efeitos adversos da mistura gerando problemas no próprio veículo.

A característica química do biodiesel faz com que tenha formação de borra dentro do tanque se estendendo a partes do motor possuindo um alto teor de poluição que só aumentaria após nova medida divulgada pelo governo de subir o percentual.

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Profissionais do meio alegam que o alto teor dessa substância danifica diretamente máquinas agrícolas e motores estacionários onde também as bombas de abastecimento sofrem com a borra criada.

Com a criação do diesel verde o combustível já sairia da refinaria com a quantidade certa de adicionais passando pelos rigorosos testes de controle de qualidade.

O novo combustível também trabalha com uma incidência menor de biodiesel, em torno de 5%, se alinhando ao mercado internacional onde alguns países tem a quantidade da mistura entre 4% e 7%.