Idade de caminhões antigos interfere no frete?

Caminhão antigo que custa menos de 45 mil
Caminhão antigo que custa menos de 45 mil no mercado. Foto: reprodução

O Brasil, atualmente, tem mais de 2,7 milhões de veículos de transporte. Dados da ANTT, com base nos números do RNTRC, mostram que do total de 1.233.047 transportadores registrados, 933.485 são autônomos. A partir destas informações, chegamos ao total de 2.716.656 da frota brasileira, 999.636 está nas mãos dos autônomos.

Escassez de recursos

A idade média desta frota é de 22,3 anos. Esta situação pode ser explicada pela escassez de recursos para a aquisição de caminhões mais modernos. Já a idade média da frota concentrada na mão das empresas é de apenas 10,88 anos. Estes dados têm relevância crítica para o segmento, tanto para a segurança quanto nas questões econômicas. 

Situação piora 

A situação vai piorando ao longo do tempo pois o caminhão mais antigo além de não ser atrativo para as transportadoras ainda compromete a segurança dos usuários das rodovias. Por isso, os caminhoneiros com modelos mais antigos de caminhão perdem muitos fretes e ganham menos! 

Com estas informações, é possível perceber que a idade do caminhão pode ser um dos determinantes para a definição do valor da tarifa do frete. E você, o que acha que deveria ser feito a respeito? Deixe aqui nos comentários.