Os Perigos dos caminhões com três eixos traseiros

Os Perigos dos caminhões com três eixos traseiros
Foto: Reprodução / Corujinha Vlog

Os caminhões com 3 eixos traseiros são geralmente chamados de “caminhões trucados” ou “caminhões com tração 6×2”. Eles oferecem alguns riscos que devem ser considerados ao operá-lo.

Esses caminhões são amplamente utilizados em indústrias como construção, mineração e agricultura, segmentos em que há necessidade de transportar cargas volumosas e pesadas. Os caminhões com 3 eixos traseiros podem transportar até 25 toneladas de carga, mas eles podem oferecer riscos ao motorista, aos outros condutores e até ao seu negócio, caso alguns cuidados não sejam tomados.

Riscos do caminhão com 3 eixos traseiros

  • 1. Estabilidade: o peso extra no terceiro eixo pode afetar a estabilidade do caminhão, especialmente em curvas e em terrenos irregulares. É importante ter cuidado ao dirigir em alta velocidade e manter uma distância segura dos outros veículos.
  • 2. Desgaste dos pneus: com um terceiro eixo traseiro, há mais pneus para serem substituídos e o desgaste pode ser mais desigual. Por isso, deve-se verificar a pressão dos pneus regulamente e substituí-los quando necessário.
  • 3. Manutenção: os caminhões 6×2 têm mais peças em movimento do que os caminhões comuns, o que pode exigir mais manutenção. Para minimizar os riscos de acidentes, é necessário seguir a orientação do fabricante e manter o caminhão em boas condições.
  • 4. Custo: o custo é um fator de risco para a saúde financeira da empresa ou do caminhoneiro autônomo. Por ter um valor maior de aquisição e manutenção do que os caminhões comuns, é importante considerar o orçamento antes de comparar um caminhão trucado e avaliar se ele conseguirá atender às necessidades da empresa ou do serviço que será prestado.

Tendo esses cuidados em mente, você pode minimizar os riscos oferecidos pelos caminhões com tração 6×2, além de poder escolher a configuração mais adequada para o tipo de carga que precisa transportar.

YouTube video
Vídeo: CAMINHÕES ANTIGOS

Redação – Brasil do Trecho