Roubo e sequestro de caminhoneiros cresce 12% apenas no primeiro trimestre

Caminhoneiro conta que ja foi sequestrado durante a sua jornada. Foto: Hoje em dia.

Os dados são de uma importante empresa de rastreamento de rotas do país

Caminhoneiros que precisam trafegar pelas rodovias que cortam o estado de São Paulo devem possuir um cuidado redobrado para não serem vítimas de bandidos que visam se apoderar de cargas valiosas e dos próprios caminhões utilizados pelos motoristas.

Segundo dados da Ituran, empresa especialista em monitoramento de veículos, no Brasil de janeiro a março deste ano, houveram 643 registros de ocorrências, 12% a mais em relação ao mesmo período de 2022, apenas no estado de São Paulo.

Segundo Rodrigo Boutti, gerente de operações da empresa de rastreamento, os bandidos além de focarem em cargas valiosas, escolhem os veículos de acordo com a demanda de peças no mercado para fazerem o desmanche dos caminhões e venderem os seus componentes de forma ilegal.

Esse foco maior nas peças é devido à escassez da fabricação de componentes principalmente pela falta de insumos durante a pandemia que fizeram com que os componentes ficassem mais caros e a oferta disponível no mercado menor.

Assista a reportagem:

YouTube video

Ainda segundo dados da Ituran, a capital do estado de São Paulo já registrou 109 ocorrências de roubo seguida da região de Guarulhos, com 35. O principal alvo dos bandidos são caminhões com mais de 10 anos que possuem peças que já não são mais fabricadas e o dia da semana onde os roubos são mais frequentes é na quinta-feira no período da madrugada.

Leia também:

https://brasildotrecho.com.br/2021/10/caminhoneiro-leva-calote-de-r-27-mil-apos-cair-em-golpe-do-falso-frete/

Relato de um caminhoneiro vítima dos bandidos 

Em entrevista ao programa Hoje Em Dia, o caminhoneiro Wagner da Silva, detalhou cenas de terror que viveu após ser roubado e sequestrado. O motorista com mais de 36 anos de experiência na profissão detalhou como tudo aconteceu.

Wagner estava cozinhando quando foi questionado por um rapaz se existia serviço, ele falou que não e o homem foi embora. Logo depois ele voltou com um comparsa e anunciou o assalto.

Os bandidos o abordaram e o levaram para dentro do caminhão. Enquanto um comparsa dava uma espécie de sonífero para o caminhoneiro beber o outro realizava saques nas contas do motorista.

Ao tentarem roubar o caminhão dirigindo para um local desconhecido, o rastreamento travou o veículo e na tentativa de acordarem o caminhoneiro para dar sequência ao roubo, eles queimaram o motorista com bitucas de cigarro acesas.

Como não tiveram sucesso, abandonaram o caminhão com o senhor Wagner dentro que só foi acordado quando um policial abriu a porta do seu veículo.

Dicas de segurança 

Algumas empresas adotam o sistema de rastreador para inibir a ação dos bandidos e também outras tecnologias estão tomando conta do mercado como a blindagem elétrica quando um choque é emitido se o bandido tentar acessar a carga.

Além de contar com a ajuda dos parâmetros de segurança desenvolvidos, caminhoneiros devem tomar alguns cuidados individuais para evitar serem vítimas de roubos ou sequestros. Veja abaixo:

  • Evitar trafegar a noite;
  • Parar apenas em locais indicados pelo rastreamento ou pela empresa;
  • Tentar procurar ajuda em postos da PRF no caso de está sendo seguido ou veículos suspeitos;
  • Evitar trajetos em rodovias que tenham menos cobertura de rede de celular.