O local é conhecido como “Rodovia da morte”
Motoristas que trafegam no trecho da BR-080 que corta o Distrito Federal, apelidaram o local de “Rodovia da morte” e querem a duplicação prometida pelo governo. O local é um ponto onde trafegam veículos pesados como ônibus e caminhões.
Os usuários da pista que ligam Brasília a Mato Grosso, pontuam que o local é bastante perigoso e o trecho que passa pelo Distrito Federal é mais ainda por ter problemas com pavimentação e uma única pista para dois sentidos.
Com a possibilidade de trafegar mais rápido, os motoristas decidem fazer ultrapassagens em faixa contínua, o que é considerado uma manobra irregular, já que as ultrapassagens são permitidas apenas em faixa tracejada.
Acidentes
O que mais se vê no local são ultrapassagens perigosas e irresponsáveis feitas contra a sinalização e pelo acostamento. Esses tipos de manobras quase sempre ocasionam acidentes que muitas das vezes são fatais.
Apenas no último sábado(15), um acidente envolvendo um carro e uma caminhonete deixou duas vítimas fatais. O motorista do carro, de 20 anos, morreu ainda no local e uma passageira da caminhonete, de 46 anos, foi levada para o hospital e morreu horas depois.
O que diz o governo sobre isso
Esse trecho possui aproximadamente 84 quilômetros e cerca de 80.000 motoristas passam por ele diariamente, mas o mesmo com o grande tráfego e a importância do local o governo não trouxe uma duplicação para a BR.
Em outubro do ano passado o GDF – Governo do Distrito Federal – juntamente com a União chegaram a abrir uma licitação para a duplicação do local. O investimento inicial seria de 210 milhões de reais, porém a licitação foi suspensa temporariamente.
O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – informou que será preciso fazer adequações na licitação para caber na previsão de orçamento de 2023.