Caminhoneiro

Caminhoneiro fica “preso” ao tentar fazer retorno em rodovia

A carreta ficou atravessada no meio da rodovia.

Um caminhoneiro tentou realizar uma manobra com uma carreta, mas acabou ficando “preso” no meio da rodovia. Provavelmente, ele estava trafegando na faixa da direita e precisou “pegar” a faixa da esquerda, no sentido contrário.

Para realizar a manobra o caminhoneiro precisou “jogar” o pesado para fora da pista a fim de fazer o retorno, mas como o veículo é longo, acabou ficando atravessado de um lado a outro da via, sem conseguir ir nem para frente e nem para trás.

Um colega se sensibilizou com a situação e amarrou uma corda em seu caminhão para tentar puxar a carreta. Não foram divulgadas informações do local do ocorrido, nem tampouco do desfecho do problema, mas tudo indica que foi resolvido.

Cuidados na manobra

Não podemos determinar todos os fatores que contribuíram para o imprevisto acima, contudo, não custa lembrar os cuidados que um motorista deve ter ao manobrar um veículo tão grande como uma carreta ou caminhão.  Veja algumas dicas que separamos para ajudá-lo a realizar manobras com segurança:

  • Planejamento: antes de iniciar qualquer manobra, é essencial planejar cuidadosamente o percurso. Avalie o espaço disponível, identifique possíveis obstáculos, verifique a largura das vias e planeje rotas alternativa, se necessário;
  • Distância de Segurança: mantenha uma distância segura de outros veículos ao realizar manobras. Lembre-se que a carreta é mais longa do que um veículo comum e pode exigir mais espaço para manobrar corretamente;
  • Curvas e Conversões: ao fazer curvas, lembre-se de que o caminhão terá um raio de curva maior do que um carro, por exemplo. Realize curvas amplas e use toda a faixa disponível para evitar cortar cantos ou invadir a pista contrária;
  • Treinamento e Atualização: mantenha-se atualizado sobre a leis e regulamentações de trânsito relacionadas a manobras de veículos pesados. Além disso, participe de treinamento regulares para melhorar suas habilidades de condução e manobra.

É claro que todos estão sujeitos a erros e imprevistos, mas é super importante que o motorista profissional esteja familiarizado com as recomendações citadas acima, a fim de diminuir as chances de incidentes como o ocorrido com o caminhoneiro em questão.

Vídeo: Denilson Castro

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto