
Um caminhoneiro transportava uma carga de animais vivos em uma área rural, quando a cabine do veículo encostou nos fios de energia elétrica. A carreta precisou ser parada e o motorista saiu da cabine.
O homem que grava a cena informa que qualquer movimento da carreta iria “pipocar” os fios. O vídeo se encerra sem sabermos como que o caminhoneiro conseguiu sair da situação, mas ao que parece, os cabos não passaram energia para o veículo; pois, é possível perceber que um rapaz toca na carreta e nada acontece. Além disso, os gados transportados continuavam ilesos no compartimento de carga.
Contudo, o episódio acende um alerta para o perigo que os fios de energia oferecem aos caminhoneiros. Saiba de quem é a culpa quando um caminhão atinge a rede elétrica.
Quando a carreta ou o caminhão encostam em fios de energia elétrica, é extremamente importante que o caminhoneiro tome as medidas corretas para evitar ser eletrocutado. Veja a seguir algumas ações que o caminhoneiro pode tomar nessa situação:
A primeira coisa a fazer é evitar sair do caminhão, pois o solo próximo aos fios energizados pode estar eletrificado. Permanecer na cabine é a melhor forma de se proteger. Caso seja extremamente necessário sair do veículo, tome bastante cuidado. Pule com os pés juntos, mantendo-os juntos até chegar a um local seguro e longe dos fios. Dê pequenos saltos, sem tocar no solo simultaneamente com as mãos e os pés.
Não toque em nenhuma parte metálica da carreta, como as portas, lataria ou qualquer outra superfície condutora de eletricidade. Isso minimiza o risco de se tornar um condutor de corrente elétrica.
Mantendo as janelas fechadas evita-se o contato com os fios de energia. Isso ajuda a reduzir o risco de choque elétrico.
Use o celular para acionar a empresa de energia ou os serviços de emergência, informando sobre a situação. Eles enviarão profissionais treinados para lidar com a situação de forma segura. É importante esperar até que o Corpo de Bombeiros ou os técnicos da empresa de energia cheguem ao local, a fim de garantir sua segurança.
É fundamental ressaltar que, nessas situações, a segurança deve ser prioridade máxima. O contato com fios energizados pode ser extremamente perigoso e potencialmente fatal. Sempre aguardo ajuda profissional e siga as instruções de segurança para evitar riscos desnecessários.
Redação – Brasil do Trecho
Esta postagem foi publicada em 24 de maio de 2023 12:30
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário