Caminhoneiro

Conheça o caminhoneiro que trabalha há 45 anos transportando casas inteiras

A bordo de um caminhão Fiat ano 1976, José Ferraz conta que já transportou mais de mil casas.

O transporte de casas em caminhões não é uma cena comum de ser vista no Brasil, porém, no município de Quarto Centenário, no Paraná, esse tipo de transporte não é tão incomum assim. É lá que mora o caminhoneiro José Ferraz, de 74 anos, 45 deles dedicados ao transporte de carga; ou melhor, de casa.

Seu caminhão é um modelo da Fiat fabricado em 1976, o veículo foi comprado zero km e até hoje é utilizado pelo caminhoneiro nesse tipo de transporte. E para quem vira o rosto com um modelo tão antigo, inclusive já até saiu de linha, José garante que o veículo nunca teve problemas mecânicos.

Como é realizado o transporte de casas?

Apesar de parecer difícil, o caminhoneiro afirma que para levantar uma casa inteira é “simples e fácil”. São necessários quatro ajudantes, quatro macacos hidráulicos e muitas camadas de madeira para a casa ser levantada e colocada em cima do caminhão.

Seu José garante que o transporte é seguro e não há perigo de desabamento ao longo do caminho, mas é preciso “ter paciência”, declara.

Quanto custa para transportar uma casa?

Em média, o caminhoneiro cobra R$ 5.000,00 para casas pequenas e R$ 12.000,00 para casas maiores. Nesses 45 anos dedicados a esse tipo de transporte, José Ferraz disse já ter transportado mais de mil casas, sem nunca ter se envolvido em acidentes. A viagem mais longa realizada até hoje, foi de 100 km. Todas elas realizadas no Paraná.

Que tipo de autorização é necessária para o transporte de casas?

De acordo com o DNIT — Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, é obrigatório a solicitação de uma Autorização Especial de Trânsito. O documento pode ser solicitado na página do DNIT na internet.

O transporte é autorizado tanto para transportadora, caminhoneiros autônomos e para o dono da casa, desde que seguindo as recomendações de segurança e com a autorização emitida pelo órgão.

Paixão pelo que faz

O caminhoneiro de 74 anos tem orgulho do seu trabalho, que há mais de 40 décadas provê o sustento para sua família. Quando perguntado sobre quem deu o dom de transportar casas ao seu José, ele responde com um sorriso: foi Deus quem me deu.

Com informações do Portal G1

Vídeo: g1

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto