Caminhoneiro

Conheça o caminhoneiro que trabalha há 45 anos transportando casas inteiras

A bordo de um caminhão Fiat ano 1976, José Ferraz conta que já transportou mais de mil casas.

O transporte de casas em caminhões não é uma cena comum de ser vista no Brasil, porém, no município de Quarto Centenário, no Paraná, esse tipo de transporte não é tão incomum assim. É lá que mora o caminhoneiro José Ferraz, de 74 anos, 45 deles dedicados ao transporte de carga; ou melhor, de casa.

Seu caminhão é um modelo da Fiat fabricado em 1976, o veículo foi comprado zero km e até hoje é utilizado pelo caminhoneiro nesse tipo de transporte. E para quem vira o rosto com um modelo tão antigo, inclusive já até saiu de linha, José garante que o veículo nunca teve problemas mecânicos.

Como é realizado o transporte de casas?

Apesar de parecer difícil, o caminhoneiro afirma que para levantar uma casa inteira é “simples e fácil”. São necessários quatro ajudantes, quatro macacos hidráulicos e muitas camadas de madeira para a casa ser levantada e colocada em cima do caminhão.

Seu José garante que o transporte é seguro e não há perigo de desabamento ao longo do caminho, mas é preciso “ter paciência”, declara.

Quanto custa para transportar uma casa?

Em média, o caminhoneiro cobra R$ 5.000,00 para casas pequenas e R$ 12.000,00 para casas maiores. Nesses 45 anos dedicados a esse tipo de transporte, José Ferraz disse já ter transportado mais de mil casas, sem nunca ter se envolvido em acidentes. A viagem mais longa realizada até hoje, foi de 100 km. Todas elas realizadas no Paraná.

Que tipo de autorização é necessária para o transporte de casas?

De acordo com o DNIT — Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, é obrigatório a solicitação de uma Autorização Especial de Trânsito. O documento pode ser solicitado na página do DNIT na internet.

O transporte é autorizado tanto para transportadora, caminhoneiros autônomos e para o dono da casa, desde que seguindo as recomendações de segurança e com a autorização emitida pelo órgão.

Paixão pelo que faz

O caminhoneiro de 74 anos tem orgulho do seu trabalho, que há mais de 40 décadas provê o sustento para sua família. Quando perguntado sobre quem deu o dom de transportar casas ao seu José, ele responde com um sorriso: foi Deus quem me deu.

Com informações do Portal G1

Vídeo: g1

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

7 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

7 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

7 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

7 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

7 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

8 horas atrás