Já está em vigor as novas tarifas de pedágio na BR-163

Já está em vigor as novas tarifas de pedágio na BR-163
Foto: Reprodução / ANTT

Os novos valores de pedágio já estão sendo aplicados na rodovia federal de Mato Grosso, administrada pela concessionária Rota do Oeste.

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) autorizou o reajuste na tarifa de pedágio na BR-163, sob a concessão da empresa Rota do Oeste. Os valores foram reajustados com base na inflação de 2018 a 2022.

O reajuste é previsto em contrato e passaram a valer a partir da 0h de segunda-feira, (08), com valores entre R$ 4,40 e R$ 8,20. Veja tabela abaixo:

Praça de pedágioAutomóvelComercial por eixoMoto
ItiquiraR$ 5,20R$ 5,20R$ 2,60
RondonópolisR$ 6,00R$ 6,00R$ 3,00
Campo VerdeR$ 4,80R$ 4,80R$ 2,40
Santo Antônio de LevergerR$ 4,80R$ 4,80R$ 2,40
JangadaR$ 6,50R$ 6,50R$ 3,25
DiamantinoR$ 5,40R$ 5,40R$ 2,70
Nova MutumR$ 4,40R$ 4,40R$ 2,20
Lucas do Rio VerdeR$ 5,70R$ 5,70R$ 2,80
SorrisoR$ 8,20R$ 8,20R$ 4,10
Fonte: Rota do Oeste

“A Concessionária reforça que 100% dos valores arrecadados nas praças de pedágio serão revertidos em melhorias na rodovia e benefícios aos usuários da BR-163, de Itiquira a Siop. Entre os trabalhos realizados estão os serviços operacionais, que compreendem desde o recolhimento de objetos na pista à prestação de socorro e resgate de vítimas de acidentes, sempre com foco na garantia de segurança e preservação da vida”, informou a Rota do Oeste.

Falta de sinalização e manutenção asfáltica na BR-163

Segundo informações do portal G1 Mato Grosso, em março deste ano a concessionária Rota do Oeste recebeu uma determinação em caráter de urgência da Justiça da 1ª Vara Federal de Rondonópolis para realizar serviços de manutenção no asfalto e na sinalização no trecho da BR-163 entre Rondonópolis e Jaciara.

A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal, que afirmou que o percurso está em condições precárias e colocam em risco motoristas e pedestres. A concessionária argumentou que o trecho em questão é de responsabilidade do DNIT — Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes.

 Contudo, a Justiça entende que a Rota do Oeste é a responsável direta pela conservação da pista por receber recursos financeiros por meio das tarifas de pedágio e estipulou uma multa diária de R$100 mil em caso de descumprimento da decisão.

Redação – Brasil do Trecho