Maior fabricante de pneus do mundo decide demitir funcionários em massa

Fabrica de pneus Bridgestone. Foto: reprodução

A previsão é que até dezembro, 600 funcionários sejam demitidos

A fábrica japonesa Bridgestone anunciou na última segunda-feira(08) que irá reduzir o seu quadro de funcionários na unidade de Santo André, no ABC Paulista. A medida ocorrerá gradativamente até o final deste ano.

O anúncio pegou algumas pessoas de surpresa incluindo funcionários e clientes já que a demissão em massa de cerca de 600 funcionários irá se dar pelo fim da produção de pneus para veículos de passeio.

A produção para esse tipo de pneu se concentrará na fábrica de Camaçari, na Bahia, uma unidade da empresa no Brasil que ficará a cargo da produção dos pneus para carros e caminhonetes.

A empresa pontua que o corte se faz necessário para dar continuidade nos negócios no Brasil alocando recursos da melhor forma possível para acompanhar a competitividade do mercado.

A fábrica na unidade do ABC Paulista hoje comporta 3,4 mil funcionários e até o final do ano o número cairá para 2,8 mil.

Leia também:

https://brasildotrecho.com.br/2023/03/ficou-mais-caro-governo-lula-volta-a-taxar-importacoes-de-pneus/

Várias empresas do ramo automobilístico demitiram funcionários nos últimos meses

O anúncio da fabricante japonesa veio após um desencadeamento de empresas do setor automobilístico e transportes anunciar demissões no Brasil.

Tivemos o anúncio do fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, onde também a Toyota parou suas atividades as transferindo para outros locais.

A Mercedes Benz também anunciou a demissão de 3,6 mil trabalhadores que após acordo caiu para 1,5 mil. Com o último anúncio sendo diretamente no setor do ramo dos pneus, essa decisão pode prejudicar os usuários de carros de passeio como os funcionários que serão demitidos na Bridgestone.