Cinco fatos que você precisa saber antes de ser caminhoneiro

Caminhoneiro na boleia do caminhão. Foto: reprodução

Algumas dificuldades devem ser pontuadas em relação à profissão.

Ser caminhoneiro não é uma profissão fácil, mas é bastante gratificante para quem sempre sonhou em seguir seu caminho profissional nas estradas. Porém, é necessário saber que alcançar o que deseja nesse meio não será nada fácil e exige sacrifícios diários.

O canal do YouTube Daniel Almeida fez questão de vir através de um vídeo falar coisas que você precisa saber antes de ser caminhoneiro. Segundo o youtuber e também motorista de cargas, algumas dificuldades devem ser pontuadas em relação à profissão.

Antes de falar sobre o que é difícil na trajetória de um caminhoneiro, é necessário pontuar que vale a pena a profissão e é gratificante. Seguindo pelos melhores caminhos, você terá o seu retorno monetário e desejo realizado.

Horário: 

Diferente das profissões onde você tem um horário para chegar e um horário para sair, com um caminhoneiro não é bem assim. Ele poderá fazer uma viagem na segunda-feira de madrugada, na terça-feira à tarde, na quarta pela manhã e intercalar conforme demanda da empresa em que trabalha ou dos seus clientes.

Disponibilidade: 

Algumas vagas exigem que o caminhoneiro faça viagens longas, ficando alguns dias fora de casa. Portanto, é necessário mostrar disponibilidade de horário e vontade de viver aventuras.

Desvalorização: 

A profissão é muito importante para o progresso do Brasil, porém não é valorizada como deveria, e até mesmo dentro das empresas o caminhoneiro pode perceber a desvalorização, assim como nos pontos de paradas no cotidiano, como em um restaurante ou em postos de combustíveis.

Imprevistos:

Levando para o lado dos estudos, a profissão caminhoneira não é uma ciência exata e podem ocorrer diversos imprevistos. Desde manutenção não programada até a diversidade no trabalho, como, por exemplo, a falta de um ajudante ou atraso na entrega. Tudo isso pode acontecer no dia a dia de um caminhoneiro.

Salário: 

Infelizmente, a profissão não é valorizada, e decorrente dessa desvalorização, o caminhoneiro não tem o salário e benefícios que realmente merece. O salário de um caminhoneiro não é tão bom, principalmente no início, e o que faz a diferença na vida dos profissionais são os benefícios dados pelas transportadoras. Através deles, você verá um diferencial de uma empresa para outra.