Comparativo: veículo elétrico ou a combustão?

Comparativo veículo elétrico ou a combustão.jpg
Foto: Reprodução / Internet

Veja qual motorização é mais economicamente viável.

Quando comparamos os carros elétricos com os modelos a combustão percebemos diferenças em vários aspectos. No quesito desempenho e velocidade, por exemplo, dos automóveis eletrificados geralmente possuem uma aceleração mais rápida e uma resposta mais imediato do torque, resultando em um desempenho ágil e suave. Alguns modelos conseguem atingir velocidades de carros esportivos.

Outro diferencial do carro elétrico é a economia com o combustível. Eles têm um custo de energia muito baixo em comparação com os carros a combustão. O custo da eletricidade para carregar um veículo eletrificado tende a ser menor do que o custo de combustíveis fósseis. Mas do ponto de vista da economia, compensa ter um veículo elétrico ou a combustão?

Fatores a serem analisados

A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, incluindo os preços dos veículos, o custo de energia elétrica e do combustível, a manutenção e os incentivos fiscais disponíveis em cada região. Abordaremos alguns aspectos econômicos a serem considerados:

  •   Custo inicial: os carros e caminhões elétricos costumam ser mais caros do que os modelos a combustão devido ao custo das baterias;
  •   Custo de combustível/energia: os carros a combustão estão sujeitos às flutuações do preço do combustível; por isso, o custo pode ser mais alto a longo prazo, especialmente se houver aumentos significativos nos preços do petróleo;
  •   Infraestrutura de recarga/reabastecimento: a infraestrutura de recarga para os veículos elétricos está em expansão, mas ainda não é tão amplamente disponível quanto os postos de combustíveis. Em alguns casos será necessário desembolar mais uma grana para instalar um sistema de recarga na própria casa;
  •   Manutenção e reparos: veículos a combustão tendem a ter um custo de manutenção mais elevado devido à necessidade de troca de óleo regular, filtros, velas de ignição, correis, entre outros componentes.
  •   Autonomia: a autonomia dos veículos elétricos tem melhorado significativamente nos últimos anos, mas ainda é inferior em comparação com os modelos a combustão. Para quem viaja muito com o carro, o eletrificado pode não ser uma boa opção, pois não compensa pagar um valor tão alto em um veículo e não poder fazer longas viagens com ele.

No geral, é importante considerar o panorama econômico específico da região em que você vive, bem como seus hábitos de condução e necessidades individuais, para chegar a uma decisão racional.

YouTube video
Vídeo: Star Motors Rio

Redação – Brasil do Trecho