Três menores foram flagrados ‘pegando rabeira’ na traseira de um caminhão numa movimentada via, na cidade de Anápolis-Goiás. A cena foi registrada por um motorista que trafega atrás do caminhão.
Situações como essa já terminaram em mortes em episódios anteriores, porém a prática é recorrente em várias regiões do país. Na maioria das vezes o caminhoneiro sequer sabe que tem pessoas penduradas na traseira do caminhão.
Em algumas cidades brasileiras, o governo local tomou medidas legais para punir com multa essa prática perigosa, como a cidade de Barueri, em São Paulo.
Em 2022, a Prefeitura de Barueri sancionou uma lei que proíbe a conduta de ‘pegar rabeira’, sob pena de multa no valor de R$ 421,00 e remoção da bicicleta, skate, patinete ou similares, usados nesse tipo de conduta.
Muitos adolescentes e até mesmo adultos costumam segurar na parte traseira dos caminhões em movimento, enquanto se está em uma bike, patinete ou skate, por exemplo. Por isso, a Lei 2.943, de 24 de agosto de 2022, criada pela Prefeitura de Barueri surge como uma forma de combater, no município, a prática de pegar rabeira.
Está aí uma ideia que devia ser replicada em outras cidades e estados brasileiros, pois tal prática coloca em risco não só a vida de quem pratica, mas também, dos demais usuários da via.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário