Operação da PRF flagra diversos caminhões com excesso de peso

Operação da PRF flagra diversos caminhões com excesso de peso
Foto: Reprodução / PRF

A Operação contou com o apoio do DER.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Estadual de Infraestrutura de Sergipe (DER) realizaram uma ação com foco na fiscalização de veículos de carga.

Durante as abordagens, que ocorreram no km 23 da BR-101, na última quarta-feira (07), vários caminhões foram flagrados com excesso de peso, totalizando 50 toneladas excedentes.

Conforme a PRF, em todos os casos, os caminhoneiros foram autuados pela infração e houve o transbordo do excesso das cargas para outros veículos.

Por que os caminhoneiros insistem em trafegar com excesso de peso nos caminhões?

Mesmo com todos os registros da PRF relacionados ao excesso de peso nos veículos do transporte de cargas rodoviários, a prática continua sendo recorrente e existem várias razões pelas quais os caminhoneiros podem optar por transportar cargas com excesso em seus caminhões:

  •   Lucro: transportar mais carga do que o permitido pode significar mais dinheiro para o caminhoneiro. Isso acontece porque, quanto mais carga transportada, maior é o pagamento pelo frete;
  •   Pressão das Empresas: algumas transportadoras pressionam os profissionais a transportar cargas em excesso para reduzir o número de viagens necessárias, economizando tempo e dinheiro;
  •   Falta de Fiscalização: em algumas regiões do país, a fiscalização pode ser ineficaz ou até mesmo inexistente, o que pode levar os caminhoneiros a se sentirem seguros para transportar cargas acima do peso.

São inúmeras a justificativa para a irregularidade, mas nenhuma delas justificam a infração. Assim, é fundamental que os caminhoneiros e as empresas contratantes sigam as regulamentações de peso e cumpram as leis de trânsito.

Redação – Brasil do Trecho