Conheça como é feito o controle do consumo de locomotivas a diesel.
O consumo de um veículo é considerado muito importante, especialmente quando se trata de transportar cargas enormes e pesadas.
O consumo de uma locomotiva a diesel não se compara a nenhum outro veículo terrestre. Desde quando foi criada a ideia de transporte por trens, sempre foi acompanhada da ideia de que ele teria que transportar seu próprio combustível para atender à viagem a ser realizada.
O tanque de uma locomotiva fica localizado no meio, na parte inferior da mesma, logo abaixo do chassi, mas varia para cada modelo. Locomotivas de manobras ou menores costumam ter um tanque bem pequeno.
O modelo General Electric AC44400CW possui um enorme tanque, que corresponde a 5.000 galões americanos ou 19.000 litros. As mais modernas, como a AC600CW, têm um tanque de 5.500 galões ou 20.800 litros de diesel combustível, ou seja, muita coisa mesmo.
Já o consumo de uma locomotiva moderna dessas usa em torno de 0,205 quilogramas de combustível por quilowatt-hora, que é medido dessa forma, pois a autonomia de uma locomotiva mede-se por hora e não por quilômetros, embora também seja possível, mas não viável.
Então, suponhamos que uma locomotiva dessas, que estaria produzindo 4.000 hp ou 3.000 quilowatts no gerador, em uma hora ela usará 750 litros de combustível. Mas como é feita essa média? Basta multiplicar os seguintes valores: 3.000 quilowatts de potência no gerador da máquina, multiplicado por uma hora com motor em ponto oito de força total, multiplicado por 0,210 quilograma de combustível por quilowatt-hora (consumo em quilo do motor diesel em marcha lenta), que será igual a 3.000 x 1 x 0,210, dando o resultado de 630 quilogramas de combustível por quilowatt-hora na velocidade máxima oito.
O valor de 630 quilogramas de combustível é convertido em litros, de maneira que esse valor é calculado precisamente e aparece na ficha técnica da máquina. Então, 630 quilogramas de combustível resultam em 750 litros de combustível consumido por hora.
De acordo com a ficha técnica de locomotivas a diesel um pouco mais antigas, como as SD 40, você pode ter os seguintes resultados de consumo de diesel por hora. Com um motor 645 E3 de 16cc, em marcha lenta, fazia em média 25 litros por hora, ou seja, no ponto 1 35 litros, no ponto 2 75 litros por hora, no ponto 3 140 litros, no ponto 4 220 litros, no ponto 5 320 litros, no ponto 6 430 litros, no ponto 7 540 litros e no ponto 8 650 litros por hora.
Vejam cinco locomotivas e o consumo de cada uma em marcha lenta:
- Modelo U20C – Consumo de 14,9 litros de diesel por hora;
- Modelo AC44i – Consumo de 15,1 litros de diesel por hora;
- Modelo Dash 9 – Consumo de 15,1 litros de diesel por hora;
- Modelo C30 – Consumo de 14,8 litros de diesel por hora;
- Modelo C36 – Consumo de 11,3 litros de diesel por hora;
O consumo médio dessas locomotivas são valores originais de fábrica, quando ela é nova e está totalmente regulada. Mas após vários anos de uso, muitos fatores implicam no funcionamento do motor e o consumo de combustível tende a variar muito, podendo consumir ainda mais.
Mas se fôssemos medir quantos quilômetros por litro faz uma locomotiva U20, por exemplo?
Para um trem de 3.000 toneladas, precisaria de duas U20 e em um trecho feito na potência máxima (8), cada U20 deste trem consumiria 9 litros por quilômetro, totalizando 18 litros por km, pois precisaria de duas locomotivas, enquanto uma Dash 9 consumiria a mesma quantidade de combustível, no mesmo trecho com o mesmo trem.
Hoje em dia, é normal vermos duas ou mais locomotivas em trens enormes, gigantes e pesados. Porém, se fôssemos usar as U20 nesses trens super pesados, precisaríamos de umas 6 ou 8 máquinas.
Redação – Brasil do Trecho