Caminhoneiro

Conheça a história dos caminhões Renault, nunca comercializados no Brasil

Tudo parecia ser o fim após a morte dos irmãos Renault e a segunda Guerra Mundial

A história dos caminhões Renault começou no século XIX com o nascimento de Louis Renault em 12 de fevereiro de 1877, em Paris, na França.

A família de Louis era rica, sendo detentora de uma famosa fábrica têxtil, mas Renault se encantava mesmo com a engenharia dos veículos a vapor de uma fábrica próximo a sua casa, aí nascia o sonho da montadora.

Aos 21 anos, com todo seu conhecimento e ajuda de alguns mecânicos, Louis conseguiu criar seu próprio veículo que recebeu o nome de voiturette.

Vendo que a criação de veículos poderia ser um negócio promissor, além de receber pedidos para fabricação de automóveis, Renault chamou seus irmãos, Marcel e Fernando, experientes em administração, e resolveram fundar a fábrica Renault Frères, irmãos Renault em português.

Primeiro veículo fabricado pela empresa e morte dos irmãos Renault

O primeiro automóvel a ser criado na empresa foi um veículo de carga, um furgão com capacidade de 250 kg usado para o transporte de leite na época.

Ele possuía três cavalos e meio de potência e a empresa decidiu se intensificar também em veículos de corrida, principalmente por Marcel ser um piloto nato, mas infelizmente acabaria morrendo em 1903 durante um acidente em uma prova.

Elevando a produção em 1908, já eram produzidos veículos com até 14 cavalos de potência e capacidade de carga entre 70kg e 3.500 kg, um marco para a época.

Foi também nesse ano que Fernando decidiu se afastar da empresa por motivos de saúde e acabou falecendo no ano seguinte, deixando o seu irmão arrasado e sozinho.

Uma nova figura, conheça Berliet

Do outro lado da cidade uma figura chave ajudaria a mudar os rumos da Renault no futuro que parecia estar entrando no fim após a morte de duas pessoas tão importantes para o projeto.

Marius Berliet vinha de uma família com menos recursos do que Louis, mas trabalhando no mesmo ramo têxtil. Os dois se pareciam muito em relação à paixão pela mecânica.

Marius chegou a confeccionar máquinas para o atelier de seu pai e também conseguiu construir o primeiro motor à combustão interna, posteriormente abrindo a sua companhia que teve um crescimento absurdo chegando ao ano de 1913 com uma fábrica gigantesca com mais de 5.000 m² sendo ocupada por 300 funcionários.

Renault e Louis seguiram respectivamente em suas fábricas e chegaram ao patamar de produção de caminhões cada vez mostrando mais excelência e dominância no assunto.

Mesmo em seus respectivos lugares as empresas ainda cresciam juntas no setor e na década de 20 conseguiram criar veículos como motores a diesel trazendo mais potência principalmente aos caminhões.

Segunda Guerra Mundial

O que ninguém acharia que aconteceria novamente ocorreu. O mundo passava pelo início da segunda guerra mundial e a França foi praticamente dominada pelos alemães onde eles tomaram as fábricas de Marius e Renault para si e ambos foram destituídos dos seus cargos.

Quando a França conseguiu se livrar do domínio alemão, em meados de 1944, Luiz Renan não conseguiu voltar à sua fábrica e acabou preso acusado de colaborar com o inimigo.

Morte de Louis Renault

Nesse momento sua saúde piorou tanto que acabou sendo levado para um hospital onde faleceu no dia 24 de outubro de 1944, aos 67 anos.

O legado de Renault continuou com sua empresa produzindo veículos e sendo agora administrada pelo governo francês juntamente com a empresa de Marius que foi cuidada pelo seu filho, Paulo, já que sua saúde também não estava tão boa.

Quando ocorreu a devolução do governo da empresa de Marius, também aconteceu da fábrica de Renault que ficou a cargo de seus funcionários virando uma estatal e dando continuidade ao sonho do criador.

Morte de Marius Berliet

Em 17 de maio de 1949 faleceu Marius Berliet, aos 83 anos. Mesmo com veículos de sucesso, as empresas sentiram o baque da morte dos seus criadores, mas continuam inovando até que uma surpresa aconteceu.

Uma nova era

Em 1955 a Renault decidiu vender parte da sua divisão e os compradores foram as empresas Latil e a Somua, as três empresas formariam a corporação Saviem(Société Anonyme de Véhicules Industriels et d’Équipements Mécaniques’) sociedade anônima de veículos industriais e equipamentos mecânicos.

Em 1980 a Saviem e a Berliet(empresa de Marius) tiveram as marcas extintas e os modelos de veículos, principalmente caminhões,  fabricados e comercializados pelas respectivas empresas continuaram a ser produzidos, mas agora vendidos com a marca Renault.

Brasil

As duas empresas até tentaram se instalar no Brasil anteriormente, entretanto não tiveram sucesso principalmente a Berliet que teve grandes conflitos com o governo brasileiro da época.

A Renault até possui uma fábrica no Brasil, porém não comercializa caminhões. O máximo que temos de Renault em nosso país no setor caminhoneiro é a linha VM da Volvo.

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Redação – Brasil do Trecho

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

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