Diesel

Frete tem redução após preço do óleo diesel cair em Mato Grosso

Líderes da classe apontam que o governo tira de um lado para colocar no outro

O valor do litro do diesel S10 em um ano teve um acumulado de redução em torno de 28% saindo da casa de R$ 7,00 chegando a R$ 5,15. Em compensação o valor do frete também caiu.

Entre junho de 2022 e junho de 2023, o valor do frete teve uma redução em 25% , tirando o equilíbrio em relação ao diesel, mas não tendo um lucro esperado pela diminuição do volume do combustível.

Apesar das duas diminuições com certeza impactarem, o litro de diesel mais barato traz um alívio para os caminhoneiros que têm o combustível como metade das despesas fixas mensalmente.

A diminuição do diesel não só em Mato Grosso como em todo o Brasil se deu por fatores em relação a insumos, inflação, queda do dólar e do preço do barril de petróleo quando usava a forma PPI(Preço de paridade internacional).

No caso do frete como a oscilação no diesel variou em 5% foi necessário que a tabela de piso mínimo fosse atualizada ao menos cinco vezes apenas em 2023. Pode se dizer que a diminuição do frete está usurpando maior lucro em relação à diminuição do diesel.

Líderes da classe como Osni Belinati, presidente do sindicato dos caminhoneiros de Mato Grosso do Sul, pontua que o governo diminuiu de um lado, mas acaba retirando mais do outro não dando o equilíbrio necessário para as despesas saírem do vermelho.

Nesse período de diminuição do diesel houve acréscimos em manutenções e peças além da mão de obra ficaram mais caras, o que gerou um gasto maior em relação a oficinas.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto