Caminhoneiro

PRF prende 6 pessoas e apreende 144 m³ de madeira irregular, na Bahia

A ação faz parte da Operação Rotas da Madeira

Entre os dias 19 e 23 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a 3º fase da Operação Rotas da Madeira, na cidade de Barreiras — Bahia. O foco é na repressão do transporte irregular de madeiras extraídas de florestas nativas da Amazônia Legal.

 De acordo com a PRF, a cidade de Barreiras foi escolhida por ser a região eixo de ligação entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Nos dias em que ocorreram a ação, seis pessoas foram presas por crime ambientais e 144 m³ de madeira irregular foram apreendidas. Valor que, segundo a PRF, é 40% do total apreendido na região em 2022.

144 m³ equivalem a quanto quilos?

A PRF costuma divulgar os metros cúbicos ao invés de quilos porque não é possível converter diretamente m³ de madeira em quilos, pois o peso da madeira pode variar conforme o tipo e a umidade da madeira.

No entanto, é possível estimar o peso da madeira a partir de sua densidade. Em geral, a densidade média da madeira é de aproximadamente 500 kg/m³

Assim, 144 metros cúbicos de madeira com densidade de 500 kg/m³ teriam um peso de:

144 m³ x 500 kg/m³ = 72 kg (aproximadamente)

Desta forma, se a madeira em questão tiver uma densidade de 500 kg/m³, 144 metros cúbicos da madeira pesariam aproximadamente 72 quilos. Mas, é importante lembrar que este cálculo é apenas uma estimativa e pode variar dependendo da densidade da madeira transportada.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto