Foto: Reprodução / Detran
Nos últimos anos houveram algumas mudanças em relação ao emplacamento dos veículos onde as novas placas adotam o padrão Mercosul, não possuindo mais o emplacamento antigo.
Para quem acha que as mudanças pararam por aí, se engana. O canal do YouTube manual do trânsito, traz novas mudanças que poderão ocorrer no emplacamento de todos os veículos, seja ônibus, motocicletas, carros ou caminhões.
Atualmente em circulação no Brasil existe quatro tipos de placas:
Existe uma proposta de mudança para que as placas atuais sejam aquelas que possuem a cidade e o estado no emplacamento identificando de onde é o veículo.
O deputado federal Luciano Alves(PSD-Paraná) propõe que haja uma mudança no artigo 115 do código de trânsito incluindo que além do emplacamento ter as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), deve ter o nome do município e do estado de registro.
O deputado pontuou que é questão de segurança principalmente em caso de acidentes onde testemunhas têm dificuldade de memorizar a placa, mas podem ao menos identificar qual o município e estado o veículo pertence.
O Deputado ainda pontuou que não é necessário a troca de todo o emplacamento de veículos que estejam com as placas antigas, podendo ter uma padronização com fixação dos municípios com rebites e que a mudança ocorra gradativamente.
O projeto de número 2406 de 2023 poderá entrar em votação no Congresso Nacional.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário