Caminhoneiro

Vídeo: caminhão desce ladeira sozinho e motorista faz milagre

O caminhão desceu de ré e quase atropelou o motorista e o passageiro

Às 16h12 da tarde de segunda-feira, (24), uma câmera de segurança de um estabelecimento registro o momento em que um caminhão Volkswagen Delivery começa a descer lentamente, sem nenhuma intervenção humana.

Um homem, aparentando ser ajudante do motorista, percebe o movimento do veículo e se afasta. O caminhão começa a ganhar velocidade, até que o motorista surge de trás do veículo, corre até a cabine e consegue pará-lo.

Por muito pouco, ele e o passageiro não foram atropelados, pois ambos estavam atrás do caminhão na hora do incidente. Felizmente, ninguém ficou ferido e o caminhoneiro foi uma peça importante para impedir que um grave acidente ocorresse.

Não sabemos se houve alguma falha humana ou mecânica, mas é sempre bom lembra as medidas de segurança que devem ser adotadas ao estacionar um veículo em uma descida.

Dicas de segurança

  • Estacione o veículo em paralelo com o meio-fio. A roda frontal do lado do passageiro deve estar tocando levemente o meio-fio, e a roda traseira do lado do passageiro não deve estar a mais de 15 cm dele.
  • Deixe o caminhão com a ré engatada (caso o veículo esteja parado no sentido do aclive), isso impedirá que o mesmo ande sozinho, uma vez que o câmbio estará na direção oposta da que o veículo seguiria em caso de falha no freio.
  • Tenha sempre um conjunto de calços para pôr nas rodas do caminhão ao parar em uma descida. O caço impede que as rodas possam girar sozinhas.
  • Não esqueça das manutenções preventivas. Verifique os freios toda vez que o caminhão for para a manutenção. Um freio de mão em boas condições de uso pode evitar incidentes como o que vimos no vídeo.
Vídeo: Andre Ellde

Redação – Brasil do Trecho

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário
Publicado por
Ildemar Ribeiro