Atualização na tabela de pisos mínimos de frete: ação da ANTT

Atualização na tabela de pisos mínimos de frete: ação da ANTT
Rodovia com intenso movimento de carretas. Foto: Reprodução / Internet

A ANTT realiza ajustes sempre que o preço do diesel varia em mais de 5%.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) efetuou uma atualização dos valores na tabela de pisos mínimos de frete nesta terça-feira, (22). Sempre que o preço do diesel sofre uma variação superior a 5% nas bombas, ocorre um reajuste na tabela. Devido a uma média de variação de 9,13% no preço do combustível desde o último reajuste, tornou-se necessária uma nova atualização.

Detalhes da Tabela:

  • Tabela A: Transporte Rodoviário de Carga de Lotação: 3,38%
  • Tabela B: Veículo Automotor de Cargas: 3,88%
  • Tabela C: Transporte Rodoviário de Carga Lotação Alto Desempenho: 4,19%
  • Tabela D: Veículo de Cargas de Alto Desempenho: 4,77%

Relevância da Tabela de Frete

A Tabela de Pisos Mínimos de Frete é de extrema relevância para os caminhoneiros autônomos. Ela estabelece valores mínimos que os profissionais devem receber pelo transporte de cargas, considerando diversos fatores, incluindo o tipo de veículo. A relevância dessa tabela é destacada por vários motivos:

  • Garantia de Remuneração Justa: A tabela assegura uma remuneração justa aos caminhoneiros, evitando fretes com valores inadequados que prejudicam a saúde financeira da categoria.
  • Proteção contra Variação de Preços: Os valores mínimos são calculados com base em variáveis como o preço do diesel, protegendo os autônomos da volatilidade dos preços do combustível.
  • Regulação do Mercado: A tabela contribui para a regulamentação do mercado de transporte de cargas, evitando competição desleal baseada somente em reduções de preços, o que poderia explorar os caminhoneiros.

No entanto, é importante ressaltar que a tabela também gera debates e controvérsias, especialmente sobre sua adequação aos custos reais dos caminhoneiros e aos impactos nos preços finais dos produtos. Portanto, a relevância dela está intrinsecamente ligada à implementação e ao ajuste ao longo do tempo, atendendo aos interesses dos caminhoneiros e às necessidades econômicas do país.