Conheça os barões do transporte no Brasil-Parte 2

Conheça os barões do transporte no Brasil-Parte 2
Foto: Reprodução / Internet

Dessa vez vamos incluir mais dois nomes de peso e que com certeza você já ouviu falar

Quando se fala em nomes de peso no transporte, pensamos em algumas pessoas que destinaram suas vidas em prol de uma empresa que marcou a história do transporte brasileiro.

Fizemos uma matéria onde destacamos a importância de Jacó Barata, família Setti Braga e Nenê Constantino no deslocamento de cargas e pessoas no Brasil seja por carros, aviões ou caminhões. Dessa vez vamos incluir mais dois nomes de pesos e que com certeza você já ouviu falar.

Quando o legado de alguma pessoa contribui em inovações que moldaram e mudaram os cenários do transporte no Brasil, deve ser intitulado como barão ou baronesa do transporte e não podíamos deixar de lado Abílio Gontijo e Camilo Cola.

Confira um pouco sobre a trajetória desses nomes de peso.

Abílio Gontijo

Se o nome Abílio não te lembra a algo relacionado ao transporte, com certeza Gontijo levará a sua mente para a famosa empresa de viagens de transporte coletivo de passageiros interestaduais.

A trajetória da empresa começou com Abílio Gontijo aos 19 anos, dirigindo uma jardineira Chevrolet ano 1940. Ele estava se dedicando bastante ao trabalho, apesar das condições pequenas e mais simples.

Inicialmente com apenas uma rota, Gontijo viu que poderia atender a demanda que necessitava de viagens ligando os grandes centros urbanos e decidiu expandir seus serviços com rotas ligando grandes metrópoles como a cidade de Patos de Minas e Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Entrando em ascensão, a empresa conseguiu ser uma das mais importantes do país aumentando sua frota aos poucos, conseguindo ter 114 garagens, 380 agências próprias, 700 agências terceirizadas, operando 347 linhas em território nacional e uma internacional, ligando a capital da Bahia, Salvador com a cidade de Assunção, no Paraguai.

Camilo Cola

A história de Camilo Cola começa com ele sendo lavador de carros na juventude e após servir ao exército atuando na Itália(segunda guerra mundial) utilizou uma linha especial de créditos para ex-combatentes e comprou um caminhão e posteriormente um ônibus que seria o passo inicial para Camilo entrar no mundo dos transportes.

Em 1953, operando rotas no Espírito Santo, nasceu a Itapemirim que tinha 16 veículos e aproximadamente 70 funcionários, a partir daí a história começou a se desenhar e a empresa alcançar um enorme sucesso.

Em ascensão, no ano de 1980, a empresa criou a sua própria fábrica de carrocerias de ônibus e em 1990 a Itapemirim cargo nasceu, expandido as atividades da Itapemirim para o setor aéreo.

A marca em Itapemirim acabou virando um grupo com vários empreendimentos em diversos setores incluindo imobiliário, comercial, tecnológico, industrial e turístico, além do transporte.

Em 2017 o grupo se desfez da Itapemirim cargo vendendo esse importante empreendimento da empresa.

Em 29 de maio de 2021 falece Camilo Cola, aos 97 anos de idade, deixando um gigante legado no mundo dos transportes.

YouTube video
Vídeo: Jornada do Transporte

Redação – Brasil do Trecho