Diesel

Diesel sobe 8,3% nos postos de combustíveis: veja dicas para economizar

O combustível está sendo comercializado com um preço médio de R$ 5,50, o litro

Os consumidores já começaram a sentir no bolso o reajuste realizado pela Petrobrás no diesel e na gasolina, na última quarta-feira, (16). O combustível utilizado em caminhões foi o que teve uma alta maior em relação à gasolina. Ele subiu 8,3% nos postos de combustíveis e está sendo vendido com o preço médio de R$5,50, por litro.

A gasolina subiu 2,2%, segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A expectativa é de que os valores podem continuar subindo, uma vez que o reajuste promovido pela Petrobrás foi parcial. Os reajustes são uma resposta da estatal à defasagem dos combustíveis em relação aos preços internacionais.

Saiba como otimizar o consumo do combustível

Para economizar combustível com os preços em alta, os caminhoneiros devem considerar as seguintes dicas:

  • Modere o uso do ar condicionado: o uso desse recurso eleva o consumo de energia do veículo, fazendo com que a injeção eletrônica eleve o giro do motor e o bombeamento de combustível para compensar a perda de energia.
  • Rode a uma velocidade constante: aceleração e frenagem do caminhão provocam esforço e desgaste dos componentes do motor, aumentando o consumo de combustível.
  • Não transite com excesso de carga: o excesso de carga exige mais do motor, elevando o consumo de combustível.
  • Manutenção regular: certifique-se de que o veículo esteja em boas condições. Troque filtros de ar e óleo regularmente, verifique a pressão dos pneus e faça a manutenção preventiva conforme o manual do fabricante.
  • Pesquisa de preços: fique atento aos preços do combustível na sua região e realiz uma pesquisa para abastecer em postos com preços mais baixos. Mas não abra mão da qualidade do produto.

Lembre-se de que pequenas economias ao longo do tempo podem fazer uma grande diferença. Adaptar-se a hábitos mais eficientes de condução e manutenção pode ajudar a mitigar os custos crescentes do combustível.

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário
Publicado por
Ildemar Ribeiro