Diesel sobe 8,3% nos postos de combustíveis: veja dicas para economizar

Diesel sobe 8,3% nos postos de combustíveis: veja dicas para economizar
Foto: Reprodução / Internet

O combustível está sendo comercializado com um preço médio de R$ 5,50, o litro

Os consumidores já começaram a sentir no bolso o reajuste realizado pela Petrobrás no diesel e na gasolina, na última quarta-feira, (16). O combustível utilizado em caminhões foi o que teve uma alta maior em relação à gasolina. Ele subiu 8,3% nos postos de combustíveis e está sendo vendido com o preço médio de R$5,50, por litro.

A gasolina subiu 2,2%, segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A expectativa é de que os valores podem continuar subindo, uma vez que o reajuste promovido pela Petrobrás foi parcial. Os reajustes são uma resposta da estatal à defasagem dos combustíveis em relação aos preços internacionais.

Saiba como otimizar o consumo do combustível

Para economizar combustível com os preços em alta, os caminhoneiros devem considerar as seguintes dicas:

  •   Modere o uso do ar condicionado: o uso desse recurso eleva o consumo de energia do veículo, fazendo com que a injeção eletrônica eleve o giro do motor e o bombeamento de combustível para compensar a perda de energia.
  •   Rode a uma velocidade constante: aceleração e frenagem do caminhão provocam esforço e desgaste dos componentes do motor, aumentando o consumo de combustível.
  •   Não transite com excesso de carga: o excesso de carga exige mais do motor, elevando o consumo de combustível.
  •   Manutenção regular: certifique-se de que o veículo esteja em boas condições. Troque filtros de ar e óleo regularmente, verifique a pressão dos pneus e faça a manutenção preventiva conforme o manual do fabricante.
  •   Pesquisa de preços: fique atento aos preços do combustível na sua região e realiz uma pesquisa para abastecer em postos com preços mais baixos. Mas não abra mão da qualidade do produto.

Lembre-se de que pequenas economias ao longo do tempo podem fazer uma grande diferença. Adaptar-se a hábitos mais eficientes de condução e manutenção pode ajudar a mitigar os custos crescentes do combustível.