Os reajustes anunciados pela Petrobras na última terça-feira (15) para a gasolina e o diesel entraram em vigor no início desta quarta-feira (16). A gasolina terá um aumento de 16,3%, enquanto o diesel aumentará em 25,8% para as distribuidoras.
Essa alteração ocorre como resposta à alta nas cotações internacionais do petróleo bruto e à Petrobras alcançando seu limite operacional na otimização, como divulgado pela própria estatal.
A gasolina terá um acréscimo de R$ 0,41 por litro, podendo resultar em um aumento de até 6,32% nas bombas, conforme especialistas indicam.
O diesel enfrentou um reajuste mais acentuado, subindo em R$ 0,78 por litro. A última revisão do valor desse combustível ocorreu há três meses, em 17 de maio, enquanto o preço da gasolina foi alterado pela última vez em 1° de julho.
O anúncio não foi bem recebido pelos motoristas, principalmente os que utilizam o diesel diariamente, como os caminhoneiros, que já aguardavam uma retomada do aumento no valor do combustível a partir de setembro.
Outro reajuste para o diesel está planejado para o início de 2024, seguindo uma série de mudanças implementadas pelo governo federal para viabilizar a implementação do programa de venda de veículos mais acessíveis.
A Petrobras emitiu uma declaração, informando que operava com valores abaixo do mercado internacional e, devido à elevação do preço do petróleo, precisou ajustar os preços para não inviabilizar a importação de terceiros, como refinarias privadas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário