PRF Apreende Semirreboque que Circulava com Dados de Carretinha

PRF Apreende Semirreboque que Circulava com Dados de Carretinha
PRF apreende carreta com diversos sinais de adulteração. Foto: Reprodução / PRF

Em mais uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a um veículo de carga, foram constatadas irregularidades. O incidente ocorreu na BR-116, nesta segunda-feira (14). Um caminhão puxando um semirreboque carregado com 40 toneladas de milho foi parado para inspeção.

Durante a verificação, os policiais identificaram discrepâncias entre a capacidade de carga registrada no sistema para o veículo e a real. De acordo com a PRF, as informações indicavam que ele estava autorizado a transportar apenas 800 kg, mas estava carregado com 40 toneladas.

Além disso, os agentes detectaram irregularidades relacionadas ao número de eixos, ao tipo de veículo e ao fabricante. Diante disso, tanto o caminhoneiro quanto o semirreboque foram encaminhados à delegacia.

A pena para o crime de adulteração de veículo foi agravada

Desde 27 de maio de 2023, a Lei 14.562 tornou-se mais rigorosa para aqueles que adquirem, transportam, falsificam a identificação ou recebem qualquer veículo automotor com placas adulteradas. Agora, a pena varia de 4 a 8 anos de prisão, além de multa.

Anteriormente, a punição variava de 3 a 6 anos de prisão, além de multa. A nova lei é ainda mais severa para aqueles que adquirem ou adulteram o veículo com fins comerciais.