Veja como eram os postos de combustíveis dos anos 80 e 90 no Brasil

Veja como eram os postos de combustíveis dos anos 80 e 90 no Brasil
Foto: Reprodução / Internet

Frentistas também realizam atividades de mecânica e borracharia nos veículos

Nos anos 80, os postos de combustíveis no Brasil eram bem diferentes em comparação aos dias atuais. Naquela época, eram comuns os postos de bandeira branca, ou seja, independentes e não vinculados a grandes redes.c

Esses postos muitas vezes apresentavam uma estrutura mais simples, com poucas bombas de combustível e não havia lojas de conveniência. Os serviços oferecidos iam além do abastecimento e troca de óleo; por isso, era comum presenciar frentistas com uniformes sujos, uma vez que eles realizavam serviços de mecânica e borracharia nos carros e caminhões.

Outra característica dessa época é que a qualidade dos combustíveis nem sempre era garantida, e os preços eram mais regulados pelo governo, o que podia levar a filas e desabastecimento em momentos de crise econômica.

Posto Texaco
Foto: Reprodução / Internet

Início dos anos 90

Foi só a partir dos anos 90 que os postos de combustíveis passaram a contar com lojas de conveniência, mas não eram modernas e amplas como são hoje. Na década de 90, houve uma abertura para o mercado internacional, permitindo a entrada de grandes redes de postos no país.

Isso resultou em uma maior padronização e modernização dos postos, com estruturas mais amplas e gradualmente as lojas de conveniência foram ficando mais completas, além de melhores sistemas de abastecimento e pagamento.

Posto Shell
Foto: Reprodução / Internet

Portanto, os postos de combustíveis no Brasil nos anos 80 e 90 eram caracterizados por uma menor oferta de serviços e estruturas mais modestas em comparação com o cenário atual.

YouTube video
Vídeo: Laudenir Ramos

Redação – Brasil do Trecho