Veja se o caminhão a gás é realmente seguro

Veja se o caminhão a gás é realmente seguro
Caminhões movido a gás desenvolvido pela Scania. Foto: Reprodução / Scania

Gerente de sustentabilidade da Scania respondeu as principais dúvidas do público

Recentemente, a Scania apresentou ao mercado brasileiro o caminhão X-gás, de 410cv e com autonomia de 900 km. O veículo é montado sob um chassi rígido que permite a acomodação de 16 cilindros de gás nas laterais do chassi — sendo 8 de cada lado.ca

Diante disso, surgiram algumas dúvidas sobre a segurança do caminhão, pois já ocorreram explosões em automóveis movidos a esse tipo de combustível. Com tantos cilindros expostos, será que o X-gás da Scania não é uma bomba relógio?

Esse e outros questionamentos foram esclarecidos pelo Paulo Genezini, gerente de sustentabilidade da Scania, em entrevista ao podcast da Revista Carga Pesada. Veja o que ele disse sobre a segurança do caminhão a gás:

Pergunta: Existe algum risco de o caminhão a gás explodir?

Paulo responde: Não, não existe não. O nosso caminhão é dedicado a gás, não é nenhuma adaptação. Todo o projeto foi concebido para o sistema de gás, seguindo todas as normas brasileiras. Mesmo no caso de um acidente muito forte, se houver o rompimento do cilindro, não há risco de explosão porque o gás vai se dissipar imediatamente na atmosfera.

Pergunta: O veículo sai de fábrica com excesso de peso, devido os cilindros de gás?

Paulo responde: O fato de o caminhão está homologado, significa que ele estar dentro da legislação.

Pergunta: O caminhoneiro precisa realizar o curso MOP para dirigir o caminhão a gás?

Paulo responde: Não. A condução do caminhão a gás é muito similar com a condução do veículo a diesel.

Pergunta:O motorista profissional que conduzir um caminhão movido a gás, recebe algum adicional?

Paulo responde: Ele não recebe. Até porque a condução do veículo a gás é semelhante ao veículo a diesel, o que difere é o abastecimento.

Pergunta: Quais são os desafios do abastecimento da autonomia nas principais rotas?

Paulo responde: A Scania tem trabalhado muito forte, por meio de parcerias com todos os distribuidores de gás. Juntos, nos viabilizaremos algum ponto de abastecimento onde seja necessário.