ANTT está recebendo contribuições online para revisão da política de pisos mínimos de frete

ANTT está recebendo contribuições online para revisão da política de pisos mínimos de frete
Foto: Reprodução / ANTT

A Agência tem o objetivo de coletar dados que possam contribuir para a atualização da planilha de cálculo.

Os transportadores já podem participar das contribuições para a revisão da política de pisos mínimos de frete. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) deu início ao período de colaboração no projeto de revisão da Política Nacional de Pisos Mínimos de Fretes Rodoviários de Cargas.

Para isso, a ANTT disponibilizou um formulário online composto por 11 questões sobre as características das operações de transporte, como a quilometragem percorrida e os gastos com a manutenção dos veículos.

Dessa forma, os transportadores podem contribuir respondendo às perguntas do formulário, que ficará disponível até o dia 22 de outubro. De acordo com a Agência, o tempo médio estimado para responder é de 5 minutos. A expectativa é que a nova norma seja revisada até janeiro de 2024.

Saiba Mais

Conforme a Lei 13.03/2018, que implementou a Política Nacional de Pisos Mínimos de Fretes Rodoviários de Cargas, a ANTT é responsável por publicar a nova tabela com os valores de pisos mínimos de frete atualizados até o dia 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano. O propósito dessa medida é “garantir que os transportadores recebam uma remuneração justa pelos seus serviços”, declarou a ANTT.