Os combustíveis passam por um período complicado, especialmente o diesel e a gasolina. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a diferença entre os dois líquidos aumentou, e o cenário prevê um aumento significativo no preço por litro de ambos.
O diesel é o principal combustível utilizado por transportadoras e caminhoneiros autônomos. Segundo a Abicom, a diferença entre o valor praticado no mercado nacional e o PPI (preço de paridade internacional) pode levar a um aumento no preço por litro.
Para tentar equilibrar o preço do diesel, especialmente para os importadores, uma solução mais rápida e precisa será o aumento do preço dos combustíveis, o que provavelmente chegará aos consumidores por meio das bombas nos postos.
Para aumentar a oferta de combustível no país, será necessário um ajuste por parte do governo federal, o que normalizaria as importações de combustíveis no mercado nacional e traria algum alívio aos consumidores. A ideia de retornar ao PPI foi descartada.
Esse aumento se tornará necessário mesmo após o diesel ter sofrido um ajuste no último dia 15 de agosto. Esse aumento ajudou os importadores a comprarem mais combustível, mas não foi suficiente.
Apesar de o diesel estar em uma situação mais crítica, a gasolina também enfrenta dificuldades de importação, como anteriormente.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário