Óleo Diesel S-10 no Motor da Bomba Injetora: Consequências e Riscos

Cabine levantanda
Caminhões com a cabine levantada na oficia. Foto: reprodução

A bomba injetora é um componente essencial dos motores a diesel, responsável por dosar, pressurizar e enviar o óleo diesel ao cilindro do motor. Existem dois tipos principais de bombas injetoras: as bombas injetoras rotativas e as bombas injetoras em linha. As bombas injetoras rotativas são mais rápidas e menores do que as bombas de injeção em linha, sendo usadas normalmente em motores de baixa potência. Já as bombas injetoras em linha funcionam a partir de êmbolos que se movimentam permitindo a entrada de combustível na bomba e por molas capazes de pressionar as válvulas fechadas que liberam a passagem do óleo retido no bico injetor.

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Um mecânico experiente comenta sobre a utilização do óleo diesel S-10 em bombas injetoras. Ele afirma que diferentes marcas e modelos de motores a diesel possuem características que diferem um do outro, por terem sido fabricados em épocas diferentes e que por esse motivo, possuem um determinado tipo de óleo lubrificante para ser utilizado por suas bombas injetoras. Apesar de muitas pessoas acreditarem que o óleo diesel S-10 pode ser colocado em motores e em bombas injetoras diversas, para ele, isso prejudicará o funcionamento contínuo da bomba e ainda reduzirá a vida útil do motor à metade, pois em sua opinião o S-10 apesar de poluir menos, possuem características bem diferentes.

Ele recomenda o uso do óleo diesel S-500, que possui a elasticidade de lubrificação mais adequada para bombas injetoras. Outros mecânicos confirmam a opinião do mecânico experiente, afirmando que as bombas injetoras mecânicas não foram projetadas para trabalhar com o S-10 e que a bomba injetora pode perder sua vida útil. Eles também mencionam que o menor teor de enxofre do S-10 diminui a lubricidade, mas a adição de uma porcentagem biodiesel é capaz de recuperar essa lubricidade perdida. No entanto, a maioria das bombas rotativas foi feita para trabalhar com S-1800, por isso até o S-500 é pouco lubrificante para elas.

Apesar do óleo S-10 poluir menos, a opinião dos mecânicos é de que ele pode “lavar” os elementos da bomba injetora ao invés de lubrificá-los adequadamente e por isso deve ser evitado na bomba injetora. É importante lembrar que uma bomba injetora desgastada ou com mau funcionamento gera um consumo maior de combustível e consequentemente a perda de força do motor.