O estado de muitas ruas do país deixa a desejar em relação à infraestrutura, o que levanta a seguinte pergunta: por que o nosso asfalto não é construído com concreto, conferindo-lhe uma maior durabilidade?
Antigamente, há algumas décadas, a pavimentação inicial das pistas era feita com areia, cascalho ou pedras, materiais resistentes, porém incapazes de suportar o tráfego de veículos e pessoas que temos nos dias atuais. Entretanto, naquela época, esses materiais desempenhavam seu papel em relação aos veículos, embora não resistissem aos efeitos adversos, como as condições climáticas, erosões e inundações.
Com o passar dos anos e o aumento do número de veículos, que também ficaram mais pesados, tornou-se necessário investir na infraestrutura do asfalto para garantir conforto e durabilidade. Foi então que surgiu a primeira rodovia pavimentada do país, a Estrada União e Indústria, que ligava Petrópolis, no Rio de Janeiro, a Juiz de Fora, em Minas Gerais.
A partir do início do século XX, várias montadoras instalaram fábricas no Brasil, tornando cada vez mais necessária a pavimentação das rodovias do país.
Atualmente, existem dois tipos de pavimentação comuns no Brasil: concreto e asfalto. A pavimentação asfáltica oferece mais facilidade para reparos, como os tapa-buracos, e pode ser realizada em cima de outro asfalto existente. No entanto, exige mais manutenção devido ao seu maior desgaste e deterioração, o que resulta em mais deformações, levando a uma durabilidade total de cerca de 10 anos.
O pavimento de concreto é feito com uma mistura de água, areia, brita e cimento, apresentando juntas de dilatação que evitam trincas e fissuras. Além disso, possui maior durabilidade e requer menos manutenção, garantindo mais segurança e uma vida útil de cerca de 20 anos.
Como podemos perceber, o concreto oferece mais vantagens para os usuários das vias, incluindo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, em comparação com a pavimentação asfáltica. No entanto, por que não é amplamente empregado no Brasil? A resposta está no custo.
A pavimentação de concreto pode ser inicialmente até 30% mais cara do que a pavimentação asfáltica e requer uma logística completa por trás do projeto de pavimentação, envolvendo tempo, mão de obra e um considerável investimento financeiro.
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